Thursday, February 07, 2008

Programação Açougue Cultural T-Bone



Programação desta quinta (07/02):

Márcio Cotrim - É carioca, jornalista, escritor e atualmente o Diretor-Executivo da Fundação Assis Chateaubriand, órgão corporativo do grupo Associados de comunicação. Foi Secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal, é cidadão honorário de Brasília, participa ativamente da vida cultural da cidade e mantém há 18 anos uma coluna semanal no Correio Braziliense, abordando temas da atualidade local, nacional e internacional. Nos demais veículos do mesmo grupo e no jornal “O Sul”, de Porto Alegre, publica a coluna “O Berço da Palavra”, explicando a origem de palavras, expressões populares, nomes próprios, símbolos, marcas e toda a vasta gama de manifestações escritas que nos povoam o quotidiano. Cotrim ganhou em 1996 o prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, pelo livro O Sapato Alto e a Paz Mundial e o conjunto da obra, que já possui 12 títulos publicados.

Affonso Heliodoro - Amigo e auxiliar de Juscelino Kubitschek de Oliveira no governo de Minas Gerais e na Presidência da República. É presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, foi fundador e é secretário-geral do Memorial JK e administra esta instituição desde sua fundação em 1995.
Bacharel pela antiga Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, é coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, e natural de Diamantina – MG, onde foi aluno da professora Júlia Kubitschek, mãe de JK. É uma personalidade de destaque na vida pública de Brasília, atuando principalmente na preservação e divulgação, inclusive em nível internacional, da memória de JK e do Brasil contemporâneo. Publicou, em 2005, pela Thesaurus Editora, JK – Exemplo e Desafio.


Joanyr de Oliveira - Poeta, cronista, contista, jornalista e advogado. Radicado em Brasília desde 1960. Autor da primeira obra literária editada no DF, 1962. Eleito presidente da ANE – Associação Nacional de Escritores (2007-2009). Ex-funcionário da Imprensa Nacional (Revisor) e da Câmara dos Deputados, onde redigia discursos, etc. Tem poemas e contos publicados no exterior: Argentina, Canadá, EUA, Portugal, Itália, Espanha, França e Índia. Mais de trinta livros de poesia e prosa publicados. Recebeu mais de 30 prêmios em concursos literários.

Luiz Carlos Guimarães - Durante dois anos, o engenheiro aeronáutico e jornalista Luiz Carlos Guimarães da Costa se deu a uma tarefa que exigiu paciência, disciplina, esforço físico e fôlego de pesquisador persistente. O resultado é a primeira obra que registra a história da literatura praticada pelos que aqui, em algum momento, moraram.” Conceição Freitas em Literatura Brasília in Crônica da Cidade, Correio Braziliense, Brasília, nov. 2005. Pela editora Thesaurus, de Brasília, está lançando o volume de 439 p., com o título História da Literatura Brasiliense. Esta História é fruto de um sério, laborioso e competente esforço que o levou a pesquisar as obras, as atividades, a vida dos autores elencados em sua lista de escritores de Brasília.


Apresentação musical:
Juliana Valentim - Brasiliense, jornalista e cantora. Formou-se em violão popular pela Academia BSB Musical e em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília. Durante os últimos cinco anos viajou pelo mundo, se apresentando em lugares como o famoso Parque Olímpico, na cidade de Sydney, Austrália. Durante esse tempo, também colecionou histórias para o seu primeiro livro, “Manuscritos de um viajante”, uma coletânea de contos e crônicas lançado recentemente pela editora All Print. Agora, de volta ao Brasil, ela apresenta o projeto Manuscritos de um viajante musical, um encontro entre música e literatura. O show traz várias composições próprias e conta com a participação especial dos músicos Marcelo Lima (bandolim) e Léo Barbosa (percussão).


Recital poético:
Lurdiana Araújo - Professora, escritora e poetisa. Natural de Tocantins, radicada em Brasília há quinze anos. Formada em Artes e Pós-graduada em Arteterapia e Especialista em Arte-Educação e Tecnologias Contemporâneas. Publicou o livro Querido Mundo (poesia), 2005. Participação em antologias: Letras de babel III – Abrace Editora – Brasil/Uruguai; Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos 35 – CBJE/RJ; Geografia Poética do Distrito Federal – Thesaurus Editora . Sua poesia foi premiada recentemente na Itália.

Exposição fotográfica:
Marcelo Maiolino – Exposição de “Ângulos”, primeira exposição individual do jornalista e fotógrafo. Trata-se de uma referência aos diferentes tipos de visões que um olhar curioso pode ter em uma cidade cinematográfica e fotogênica como Brasília. Já participou de várias exposições coletivas, entre as quais a promovida pelo Sesc-DF, no ano passado, quando uma de suas fotos foi escolhida como uma das 40 melhores entre mais de 900 avaliadas pela comissão julgadora do Concurso Marc Ferrez de fotografia.

Informações:
Data: 07/02
Horário: 20 horas
Local:Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3963-2069
www.t-bone.org.br

No comments: