Monday, April 14, 2008

A Maior Medição de Vazão do Mundo (Foz do rio Amazonas)



"Passados quase dez meses, criei vergonha na cara e organizei os filminhos que fiz durante a medição da vazão na foz do rio Amazonas, que acabou sendo a maior já registrada com aparelho eletrônico. Editei o filme da maneira que acreditei ser a mais didática possível, e, para explicar a física envolvida na medição, fiz umas animações quadro a quadro, o que deu um trabalhão danado. Ficou muito amador, mas acho que dá para ter uma idéia de como é que acabamos medindo a vazão na foz do rio Amazonas.

Embora eu tenha participado da expedição em caráter institucional, o filme relata minha experiência pessoal. As opiniões dos tripulantes do barco foram feitas com o consentimento deles, e não retratam a opinião da instituição onde trabalho. Filmei com uma câmera pessoal e editei no meu computador de casa, após o horário do expediente, pois o filme não está dentro das normas de impessoalidade exigidas pelo serviço público.

Tive que dividir o filme em 5 partes para poder colocar no youtube, pois há limitação de tamanho. Ao todo, deu 37 minutos. Se você resolver ver os filmes, por favor, veja-os seqüencialmente, pois eles já não estão lá grande coisa, e se você vê-los numa seqüência aleatória, daí é que não vai dar para entender nada, mesmo. Quem tiver interesse, é só clicar nos links abaixo.

(ps) O filme é sonoro, e demora um pouquinho para carregar."

Aquele abraço,

Antonio Cardoso Neto.

1. http://www.youtube.com/watch?v=0jtovj7B688

2. http://www.youtube.com/watch?v=IfJypzOyMas

3. http://www.youtube.com/watch?v=FOYEiKjKoUE

4. http://www.youtube.com/watch?v=E13P-fM1ve0

5. http://www.youtube.com/watch?v=jPb9qxaOt_w


BANZEIROS
 
tuas formas esbravejam
em mim
milhões de turbilhões
de desejo
descolam meus pés do chão
desmancham meus redemoinhos
de sonhos
a canoa da vida estremece
afugentando tambaquis e matrinchãs

Marcos Freitas. Do livro: na curva de um rio, mungubas. Ed. CBJE, 2006.

No comments: