Tuesday, August 26, 2008

22º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÃO PARA O 22º SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encerra a temporada de inscrições para sua 22ª edição, no próximo dia 29 de Agosto, sexta-feira, podendo os interessados registrarem seus trabalhos no Centro Cultural Hermes de Paula, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho (Pça. Da Matriz, 32 – Centro), ou através do Sítio Eletrônico www.psiupoetico.com.br. Os participantes poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Ainda serão recebidas proposta de instalações de poesia visual e arte-postal, além de performances, recitais, esquetes teatrais. O Psiu Poético é uma realização da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual Montes Claros (UNIMONTES), ATCMC e Jornal Hoje Em Dia, e tem como tema desta edição LINGUAGEM POÉTICA NO SÉCULO XXI, com o intuito de confluir para Montes Claros/MG a maior diversidade de novas experimentações em torno da linguagem poética na atualidade.

E dentro dessa proposta de se pensar a contemporaneidade, o evento escolheu como música tema deste ano Rockatopear, da banda montes-clarense Ruído Jack, que traz a referência do tradicional, representado pelo som percussivo dos grupos de catopés, e dialogo com o moderno, impulsionado pelo rock'n roll do grupo formado por César Henrique, Maria Morena, Alexandre Fudaum e Rafael Dinez. O poeta Guilherme Rodrigues, um dos coordenadores do evento, destaca o olhar desses músicos para a tradição cultural de Montes Claros: "O grupo Ruído Jack é a voz da cena atual da música de Montes Claros, que reconhece suas raízes, suas tradições, e ao mesmo tempo se ramifica nas diversas possibilidades sonoras do seu tempo. Tendo como locus a terra de Zanza, do Grupo Agreste, da arte e da cultura".

Segundo o idealizador e curador do projeto, o poeta e agitador cultural Aroldo Pereira, o destaque "será, naturalmente, às experimentações mais radicais com a poesia – tanto no trabalho de poetas brasileiros quanto estrangeiros". Para ele, a poesia não tem fronteira, e, em Montes Claros, no período de 04 a 12 de Outubro, "queremos contar com a presença do maior número de participantes que tenham a poesia como língua – a experimentação no campo dessa linguagem, como instrumento de expressão e interação humana".

Como acontece nas outras edições do evento, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético homenageia seis poetas que ainda estejam contribuindo com a produção e discussão do fazer poético. Neste ano o evento está homenageando a poeta e professora montes-clarense Marli Fróes, da primeira geração do Psiu Poético, que acompanha o Salão desde os anos 80; o também montes-clarense Marcio Morais, da mais nova geração de poetas revelados pelo projeto; Bruno Brum de Belo Horizonte/MG; Jussara Salazar, natural de Pernambuco e radicada no Paraná; Luis Turiba, de Brasília; e o poeta marginal carioca Chacal, um dos grandes nomes da poesia brasileira, das últimas décadas.

Mais informações pelos telefones: (038) 3229-3456/3457/3458/9112-7011. Ou pelos endereços eletrônicos: psiupoetico@gmail.com/ aroldopereirapoeta@yahoo.com.br.

No comments: