Tuesday, September 09, 2008

IV Festival Brasília de Cultura Popular


De 11 a 14 de setembro, com diversas apresentações culturais para movimentar a capital do país

Veja o convite
Batuques, brincantes, capoeira e circo são algumas manifestações culturais que estarão no IV Festival Brasília de Cultura Popular, a ser realizado de 11 a 14 de setembro, no Complexo da Funarte (Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 2 - entre a Torre de TV e Centro de Convenções).

A abertura se dará na próxima semana (quinta-feira, dia 11), às 20h, no Teatro Funarte Plínio Marcos, com uma homenagem a Dona Elizene-Cacuriá Filho Herdeiro, seguida de apresentação do grupo Cavalo-Marinho Boi Pintado, de Pernambuco.

Com o apoio do Ministério da Cultura, essa quarta edição do Festival está ligada ao Cerrado e à diversidade cultural candanga, representando a consolidação de um evento voltado para a valorização das culturas tradicionais no Distrito Federal e dos costumes de sua população. É uma celebração de seus personagens, reunidos em uma festa singular que reverencia figuras e seres fantásticos como a caliandra, o elefante da tromba d’água, o gavião, o lobo guará e o calango voador, para citar alguns dos elementos que povoam o incrível imaginário popular dos brasilienses.

Novidade - Este ano, também haverá uma exposição com os elementos da cultura popular brasileira, na qual serão exibidos mais de 100 acessórios - figurinos de personagens, bois, pandeiros, rabecas, tambores, arcos, dentre outros - propondo uma análise da identidade, semelhanças e diferenças dos objetos.

Histórico

O Festival Brasília de Cultura Popular teve início em 2005 quando artistas se juntaram com a finalidade de criar uma brincadeira, uma nova manifestação cultural para a capital do país. Discípulos de grandes mestres da nossa cultura popular formaram o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro e construíram uma brincadeira que conta, por meio de cantos e danças, o Mito do Calango Voador - história inventada por eles.

Na edição passada, além dos artistas e grupos locais, o Festival trouxe para Brasília manifestações tradicionais do país e do exterior. Entre elas Mestre Salustiano, de Pernambuco; Petit Mamady Keita, da Guiné; Quixabeira da Lagoa da Camisa, da Bahia; e Caiana dos Crioulos, da Paraíba.

Saiba mais.

(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Pichaim Produções)
http://www.cultura.gov.br/site/2008/09/02/festival-brasilia-de-cultura-popular-2/

No comments: