Friday, August 29, 2008

Programação para a I Bienal Internacional de Poesias de Brasília no SESC Estação 504 Sul


Exposição coletiva de diversos artistas/poetas, tendo a poesia como foco,
de 1 a 6 de setembro, no Espaço Cultural Ary Barroso - SESC Estação 504 Sul

Amazônia, de Aldmeriza Riker de Castro (Poetisa premiada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummod de Andrade Edição 2007) telas cujo tema é a Amazônia, juntamente com poemas sobre a Amazônia.
Arte com poesia Lia Ribeiro (Poetisa premiada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade Edição 2007).
Exposição fotográfica do Movimento Cultural Tribo das Artes.

Sarau com a Tribo das Artes e convidados, seguido de coquetel no Teatro SESC Estação 504 Sul.
Dia 03/09, das 19 às 22 horas, quarta-feira.

Programa do sarau

Lançamento da revista: Tribo das Artes nº. 17

Lançamento de livro: Tempo de poesia, da escritora Jussara Gabin, de Curitiba. O grupo conVERSOando fará performance de
alguns poemas e Vani Maria Ochôa Emmert fará breve exposição sobre as características da poesia da autora.

Vinheta de abertura

Poemação: Recital que prevê uma seqüência de apresentações (de poetas, compositores e vídeos-poema), de até cinco minutos cada,
aberto a participações espontâneas.

Poetas convidados: Interpretação ou leitura dos poemas premiados pelo SESC em 2007

Apresentação do Grupo conVERSOando, com a poesia de Aldmeriza Riker (Poetisa premiada no Prêmio SESC de Poesias Carlos Drummond de Andrade Edição 2007).
Exibição do vídeo Declamação da poesia Tranfiguração com a poetiza premiada Lia Ribeiro.
Exibição do vídeo: Patativa, documentário de Ítalo Maia.

Recital solo de Jorge Augusto: Interpreta poesias matutas do nordeste (cordéis e causos rimados).
São poemas bastante adequados à oralidade, envolventes pela carga dramática da interpretação e também pelo conteúdo humorístico de alguns.

Em Construção: Espetáculo poético-musical, baseado no CD autoral de Máximo Mansur, com participação do autor e dos poetas da Tribo recitando entre as canções. Os acompanhamentos musicais serão com violões, cavaquinho e percussão.

Recital solo de Francisco Cruz: Com interpretação eloqüente de poemas clássicos de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Diógenes da Cunha Lima.

Recital solo de Ruiter Lima: Interpreta emboladores de coco e outros ritmos populares nordestinos e conta causos rimados e histórias pitorescas ocorridas com repentistas.

Exibição do vídeo: Tribo das Artes, documentário de Vítor Barbosa.

Tribo completa: Interpretações de todos os poetas da Tribo, acontecendo tanto no palco quanto no meio da platéia, com poemas clássicos e autorais (Anabe Lopes, Bety Jardim, Carlos Augusto Cacá, Daniel Pedro, Francisco Cruz, Jorge Augusto, Gilgon Alencar Máximo Mansur, Suene Silva e Ruiter Lima).

Coquetel: No Espaço Cultural Ary Barroso.

Sarau com a Tribo das Artes e convidados, seguido de coquetel no Teatro SESC Estação 504 Sul
Dia 04/09, das 19 às 22 horas, quinta-feira

Programa do sarau

Vinheta de abertura

Poemação: Recital que prevê uma seqüência de apresentações (de poetas, compositores e vídeos-poema), de até cinco minutos cada, aberto a participações espontâneas.

Exibição do filme: A João Guimarães Rosa, documentário de Roberto Santos e Marcelo G. Tassara.

Poetas convidados: Interpretação ou leitura dos poemas premiados pelo SESC em 2007.

A música da poesia Por Ti, com Diro Mello. Poema de Silvia Galliac.
Grupo Movimento Humanista do DF com declamação poética de Fernando Gurgel Filho.
Alice de Sousa Oliveira declamando poesias de sua autoria.
Exibição do filme: Meu Nome é Paulo Leminski, documentário de Cezar Migliorin.

Intervenções poético-cênicas:

Fadas Guerreiras - Carlos Augusto Cacá.
Eflúvios dionisíacos - Edielza Amorim.
Mitos e Ritos - Daniella De e Edielza Amorim.
Cortinas arriadas - Edielza Amorim.
Convidados da Tribo: Interpretações dos poetas convidados, com poemas clássicos e autorais acontecendo tanto no palco quanto no meio da platéia, podendo acontecer também no meio da exposição (Chico de Assis, Edvandro Pessoato, Deliane Leite, Ivan Monteiro, Jorge Amâncio, Luis Turiba, Menezes e Morais, Nicolas Behr e Vicente Sá).

Cia Mambembrincantes: Espetáculo musical da Cia Mambembrincantes, encerrando com o convite ao público para descer para o hall de entrada para dançar cirandas.

Coquetel: No Espaço Cultural Ary Barroso.

Wednesday, August 27, 2008

"Piauiês" será lançado pela primeira vez em Brasília


A "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" – 3ª Edição (foto da capa em anexo), de autoria do jornalista, poeta e professor Paulo José Cunha será lançada no próximo dia 4 de setembro/2008, quinta-feira, a partir das 19h, durante a 27ª Feira do Livro de Brasília, no Shopping Pátio Brasil.

O livro reúne palavras e expressões tipicamente piauienses, com farta exemplificação do emprego de cada verbete, a partir da literatura, da publicidade e do jornalismo piauienses, além de exemplos recolhidos dos principais personagens da cena cultural e artística do estado. Foi escrito em linguagem bem humorada e depois de intensa pesquisa que alcançou os principais dicionários e grandes paremiologistas como Fontes Ibiapina e Leonardo Mota, entre outros, na tentativa de referenciar cada um dos termos. Apesar de a primeira edição ter sido lançada em 1995, até hoje não havia sido posta à venda nem tivera um lançamento em Brasília.

O autor gosta de brincar dizendo que Teresina "é a segunda maior cidade do Piauí, já que a primeira é Brasília", tal o número de piauienses que residem na capital federal e suas satélites. "Já estava na hora de resgatar essa dívida com os amigos e conterrâneos que moram aqui".

OBRA DE REFERÊNCIA DO HOUAISS

Paulo José Cunha se considera uma espécie de garimpeiro de palavras. Desde a primeira edição, em 1995, nunca mais teve sossego, seja pela cobrança de novas edições, seja pelo trabalho inesgotável de recolher, avaliar, fixar a grafia e a pronúncia de termos e expressões piauienses. A "Enciclopédia" se tornou tão popular que cada edição muitas pessoas enviam sugestões de novos verbetes. E muitos vêm sendo incorporados nessa trajetória de treze anos, a partir da primeira edição. Desde o nome jocosamente pomposo – "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" até o tom abertamente debochado – o livro é uma provocação à sisudez acadêmica. "Talvez derive dessa irreverência o seu sucesso" – comenta o autor. "Se fosse obra séria e bem educada talvez não passasse da primeira edição, e olhe lá".

Nem por isso a "Enciclopédia" deixou de chamar a atenção dos dicionaristas, estudiosos e pesquisadores da língua. Prova disso é que se transformou em obra de referência do "Grande Dicionário Houaiss", e de outras obras voltadas à classificação, dicionarização e fixação da linguagem regional como o "Dicionário do Nordeste", de Fred Navarro. Ultimamente converteu-se em tema de várias pesquisas nas áreas universitárias de graduação e pós-graduação. Além disso, tornou-se uma espécie de "xodó" do povo piauiense em razão da identificação que as pessoas têm com seu conteúdo. "Não tinha tal pretensão quando o escrevi", diz Paulo José Cunha, "mas fico muito satisfeito em saber que se transformou num fator a mais na tarefa de elevar a auto-estima e fixar a identidade cultural de nossa gente".

ALGUNS VERBETES

XIS COM - Em diagonal com. Forma inteligente que o piauiense encontrou para ensinar um endereço. "A casa de Zequinha Manguaça? Fixa xis com o Boteco Pinga ni Mim".

BONITO PRA CHOVER – É o que se diz quando o céu anuncia a dádiva da chuva que faz brotar roças e espalha o verde nos pastos. Tempo feio, no Piauí, é o do sol que prenuncia a seca. Para nós, tempo bom é quando está bonito pra chover.

GUABES – É quem tem pontaria certeira. O contrário de GUABES é FUNDO.

ENFIAR PEIDO EM CORDÃO – Ficar ocioso, sem fazer nada. Experimente parar um pouco com essa correria, e fique por aí, uma hora dessas, olhando as vitrines, enfiando peido em cordão. O tempo vai passar mais devagar, o estresse vai diminuindo...

LICUTE - Namoro chameguento.

TER CABELO NA VENTA - Ter experiência, ser cuidadoso.

EMPAIAR - Ocupar, atrapalhar.

NUM PÉ E NOUTRO - Rápido. "Vá entregar esse documento ao presidente Lula mas vá depressa, num pé e noutro. Não vá ficar por lá empaiando o homem que ele tem muito o que fazer".

AQUELES MONTES - Muito, por demasia. "Se ele gosta dela? Não, só aqueles montes".

BÊ-ERRE-O-BRÓ - Os meses mais quentes do ano, todos terminados em BRO - setembro, outubro, novembro e dezembro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" - Lançamento dia 4 de setembro, quinta-feira, na 27ª Feira do Livro de Brasília, 19h. 332 págs, ilustrações de Jota A, R$30,00 (preço promocional de lançamento).

Fonte: enviado por Donaldo Mello.

Tuesday, August 26, 2008

Cena Contemporânea 2008

O FESTIVAL

Chegamos à nona edição do Cena Contemporânea trazendo a Brasília espetáculos de criadores inéditos no Brasil, artistas intrigantes que têm renovado a cena teatral na Europa, Oriente Médio e América do Sul, trabalhos que misturam linguagens e propõem jogos de ilusão ótica.

O Festival acontece de 26/8 a 7/9, ocupando mais de dez dentre as principais salas de espetáculos de Brasília.

A programação internacional é feita de nomes como Angelica Liddell, uma jovem criadora espanhola cuja radicalidade tem conquistado a crítica na Europa; os jovens atores do grupo loscorderos, também da Espanha; os atores da Orto-Da Theatre Group, de Israel; os atores-manipuladores do Teatro de Marionetes do Porto; os italianos do mágico e imperdível Jardim Japonês; a poesia visual feita com o corpo da dançarina e coreógrafa Maria Donata D’Urso; o teatro venezuelano de Gustavo Ott e o grupo peruano Cuatrotablas que nos apresenta a vida do poeta César Valejjo.

A programação se completa com a participação de alguns dos mais importantes espetáculos e grupos do Brasil e de Brasília, além de oferecer à cidade uma mostra para as crianças, mostra de cinema, dezenas de atividades de formação e especialização, com ênfase na dramaturgia e um seminário que discutirá as relações entre Política e Cultura.

Nas noites quentes do Planalto Central o ponto de encontro entre artistas e o público será na Praça do Museu da República, onde teremos espaços para diversão, arte e entretenimento.

Queremos registrar nosso agradecimento ao jornalista espanhol Carlos Gil Zamora que nos indicou alguns dos grupos que integram a programação. Privilegiado observador do teatro europeu contemporâneo, Carlos Gil é editor da bela revista Artez, de Bilbao.

Outra novidade é a parceria com a I Bienal de Poesia de Brasília que, de 3 a 7/9, estará compartilhando conosco os palcos e espaços do Festival.

Durante os 13 anos que nos separam da primeira edição do Cena Contemporânea, em 1995, mais de uma centena de grupos se apresentaram em Brasília para uma platéia que tem lotado todos os espaços, demonstrando, a cada ano, sua inteligência e compromisso com a construção de uma cidade melhor.

É para este público, inteligente e interessado, que dedicamos esta nona edição.

PROGRAMAÇÃO

Agosto
Dia 26 | Terça

19h30 Stones (Israel) Praça do Complexo Cultural da República
21h00 Congresso Internacional do Medo (Minas Gerais) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
21h00 Cabaret Molotov (Portugal) Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil

Dia 27 | Quarta

19h30 Stones (Israel) Praça do Complexo Cultural da República
19h30 Bandolero y Malasangre (Venezuela) Espaço Brasil Telecom
20h00 Super Night Shot (Alemanha/Brasil) Teatro da Caixa
21h00 Congresso Internacional do Medo (Minas Gerais) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
21h00 Cabaret Molotov (Portugal) Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil

Dia 28 | Quinta

16h30 O Jardim Japonês (Itália) Teatro Funarte Plínio Marcos
19h30 Stones (Israel) Praça do Complexo Cultural da República
19h30 Miséria (Portugal) Teatro Goldoni
19h30 Bandolero y Malasangre (Venezuela) Espaço Brasil Telecom
20h00 Super Night Shot (Alemanha/Brasil) Teatro da Caixa
21h00 Congresso Internacional do Medo (MG) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
21h00 Cabaret Molotov (Portugal) Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil

Dia 29 | Sexta

16h00 Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua (DF) SESC Ceilândia
16h30 O Jardim Japonês (Itália) Teatro Funarte Plínio Marcos
18h00 Ruas Abertas (Teatro do Concreto/DF) Rodoviária do Plano Piloto
19h30 Miséria (Portugal) Teatro Goldoni
20h00 2 (baSiraH/DF) Teatro da Caixa
20h00 Bandolero y Malasangre (Venezuela) SESC Taguatinga

Dia 30 | Sábado

15h30 e 17h30 O Jardim Japonês (Itália) Teatro Funarte Plínio Marcos
16h00 Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua (DF) SESC Taguatinga
16h00 Os Meninos Verdes (Cia Voar Teatro Bonecos/DF) SESC Ceilândia
20h00 2 (baSiraH/DF) Teatro da Caixa
21h00 Acqua Toffana (RJ) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
21h00 Amores Surdos (MG) Teatro do CCBB

Dia 31 | Domingo

15h30 e 17h30 O Jardim Japonês (Itália) Teatro Funarte Plínio Marcos
16h00 Os Meninos Verdes (Cia Voar Teatro Bonecos/DF) Teatro Goldoni
20h00 Acqua Toffana (RJ) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
20h00 2 (baSiraH/DF) Teatro da Caixa
20h00 Amores Surdos (MG) Teatro do CCBB
20h00 Édipo (GO) SESC Taguatinga
20h00 Crónica de José Agarrotado (Espanha) SESC Ceilândia

| Setembro
Dia 1º | Segunda

19h30 Édipo (GO) Teatro Funarte Plínio Marcos
22h30 Estação Terminal (RJ) Sala de Restauro do Museu da República

Dia 2 | Terça

19h00 O Círculo de Giz Caucasiano (SP) Teatro Garagem do SESC
19h30 Por Uma Vida Menos Um Pouco Menos Ordinária (RJ) Espaço Brasil Telecom
19h30 Édipo (GO) Teatro Funarte Plínio Marcos
20h00 Crónica de José Agarrotado (Espanha) Teatro da Caixa
21h00 Pezzo O (França/Itália) Teatro do CCBB
21h00 Resta Pouco a Dizer (Irmãos Guimarães/DF) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
22h30 Estação Terminal (RJ) Sala de Restauro do Museu da República

Dia 3 | Quarta

19h00 O Círculo de Giz Caucasiano (SP) Teatro Garagem do SESC
19h30 Por Uma Vida Menos Um Pouco Menos Ordinária (RJ) Espaço Brasil Telecom
19h30 Cidade em Plano (AntiStatusQuo/DF) Teatro Funarte Plínio Marcos
20h00 Crónica de José Agarrotado (Espanha) Teatro da Caixa
21h00 Pezzo O (França/Itália) Teatro do CCBB
21h00 Resta Pouco a Dizer (Irmãos Guimarães/DF) Sala Martins Penna do Teatro Nacional

Dia 4 | Quinta

18h00 Ruas Abertas (Teatro do Concreto /DF) Rodoviária do Plano Piloto
19h00 O Círculo de Giz Caucasiano (SP) Teatro Garagem do SESC
19h30 Cidade em Plano (AntiStatusQuo/DF) Teatro Funarte Plínio Marcos
20h00 Udi Grudi em ConSerto (DF) Teatro da Caixa
20h00 Édipo (GO) SESC Ceilândia
21h00 Pezzo O (França/Itália) Teatro do CCBB

Dia 5 | Sexta

16h00 O Menino Teresa (SP) SESC Ceilândia
19h30 Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mário Quintana (RS) Espaço Brasil Telecom
20h00 VemVai – O Caminho dos Mortos (SP) Teatro Galpão
20h00 Cidade em Plano (AntiStatusQuo/DF) SESC Taguatinga
21h00 El Año de Ricardo (Espanha) Sala Martins Penna do Teatro Nacional

Dia 6 | Sábado

16h00 Fragmentos de Sonhos do Menino da Lua (DF) Teatro Garagem SESC
17h00 O Menino Teresa (SP) Teatro Funarte Plínio Marcos
19h00 Cesar Abraham Considerando em Frio (Peru) Teatro Goldoni
19h30 Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mário Quintana (RS) Espaço Brasil Telecom
20h00 Udi Grudi em ConSerto (DF) SESC Taguatinga
20h00 VemVai, O Caminho dos Mortos (SP) Teatro Galpão
20h00 Cidade em Plano (AntiStatusQuo/DF) SESC Ceilândia
21h00 El Año de Ricardo (Espanha) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
21h00 Anticlássico (RJ) Teatro do CCBB

Dia 7 | Domingo

16h00 Os Meninos Verdes (Cia Voar Teatro Bonecos/DF) SESC Taguatinga
17h00 O Menino Teresa (SP) Teatro Funarte Plínio Marcos
19h00 Cesar Abraham Considerando em Frio (Peru) Teatro Goldoni
19h00 Hadouk Trio (França) Espaço Brasil Telecom
20h00 VemVai – O Caminho dos Mortos (SP) Teatro Galpão
20h00 El Año de Ricardo (Espanha) Sala Martins Penna do Teatro Nacional
20h00 Anticlássico (RJ) Teatro do CCBB

22º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

ÚLTIMA SEMANA DE INSCRIÇÃO PARA O 22º SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético encerra a temporada de inscrições para sua 22ª edição, no próximo dia 29 de Agosto, sexta-feira, podendo os interessados registrarem seus trabalhos no Centro Cultural Hermes de Paula, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho (Pça. Da Matriz, 32 – Centro), ou através do Sítio Eletrônico www.psiupoetico.com.br. Os participantes poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Ainda serão recebidas proposta de instalações de poesia visual e arte-postal, além de performances, recitais, esquetes teatrais. O Psiu Poético é uma realização da Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual Montes Claros (UNIMONTES), ATCMC e Jornal Hoje Em Dia, e tem como tema desta edição LINGUAGEM POÉTICA NO SÉCULO XXI, com o intuito de confluir para Montes Claros/MG a maior diversidade de novas experimentações em torno da linguagem poética na atualidade.

E dentro dessa proposta de se pensar a contemporaneidade, o evento escolheu como música tema deste ano Rockatopear, da banda montes-clarense Ruído Jack, que traz a referência do tradicional, representado pelo som percussivo dos grupos de catopés, e dialogo com o moderno, impulsionado pelo rock'n roll do grupo formado por César Henrique, Maria Morena, Alexandre Fudaum e Rafael Dinez. O poeta Guilherme Rodrigues, um dos coordenadores do evento, destaca o olhar desses músicos para a tradição cultural de Montes Claros: "O grupo Ruído Jack é a voz da cena atual da música de Montes Claros, que reconhece suas raízes, suas tradições, e ao mesmo tempo se ramifica nas diversas possibilidades sonoras do seu tempo. Tendo como locus a terra de Zanza, do Grupo Agreste, da arte e da cultura".

Segundo o idealizador e curador do projeto, o poeta e agitador cultural Aroldo Pereira, o destaque "será, naturalmente, às experimentações mais radicais com a poesia – tanto no trabalho de poetas brasileiros quanto estrangeiros". Para ele, a poesia não tem fronteira, e, em Montes Claros, no período de 04 a 12 de Outubro, "queremos contar com a presença do maior número de participantes que tenham a poesia como língua – a experimentação no campo dessa linguagem, como instrumento de expressão e interação humana".

Como acontece nas outras edições do evento, o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético homenageia seis poetas que ainda estejam contribuindo com a produção e discussão do fazer poético. Neste ano o evento está homenageando a poeta e professora montes-clarense Marli Fróes, da primeira geração do Psiu Poético, que acompanha o Salão desde os anos 80; o também montes-clarense Marcio Morais, da mais nova geração de poetas revelados pelo projeto; Bruno Brum de Belo Horizonte/MG; Jussara Salazar, natural de Pernambuco e radicada no Paraná; Luis Turiba, de Brasília; e o poeta marginal carioca Chacal, um dos grandes nomes da poesia brasileira, das últimas décadas.

Mais informações pelos telefones: (038) 3229-3456/3457/3458/9112-7011. Ou pelos endereços eletrônicos: psiupoetico@gmail.com/ aroldopereirapoeta@yahoo.com.br.

Monday, August 25, 2008

Kulturfest - De 26 a 31 de agosto Brasília e Goiânia


Finalmente o Kulturfest Itinerante chega ao Cerrado. De 26 a 31 de agosto Brasília e Goiânia terão a oportunidade de receber uma turnê cultural alemã com música eletrônica, teatro contemporâneo, arte-mídia e cinema atual. O objetivo é apresentar a cultura alemã jovem e contemporânea. Todas as atividades foram selecionadas por curadores especializados e com enfoque no público jovem brasileiro.

A iniciativa é do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Goethe-Institut, instituto oficial alemão para o intercâmbio cultural, em colaboração com importantes e engajados parceiros brasileiros.

A programação pode ser conferida na imagem em anexo ou no link a seguir:

http://www.kulturfest-itinerante.org/brasilia_goiania.html


Centro Alemão de Informação - Deutschland-Zentrum
Embaixada da Alemanha
Brasília - DF
SES Av. das Nações, Q. 807 lt25
70.415-900
Tel. (61) 3442-7089
Fax. (61) 3443-7508
www.brasilia.diplo.de
www.alemanja.org

Agenda Cultural do T-Bone - 28 de agosto

Wednesday, August 06, 2008

Andreia Dias estréia em Porto Alegre no trio do Santander Cultural (10/08)


A cantora e compositora paulistana, conhecida por seu trabalho na Banda Glória e na Dona Zica, apresenta em 10 de agosto, seu disco Vol. 1
Porto Alegre, agosto de 2008 Vanguarda paulistana, samba carioca e rock ´n roll são as principais fontes da cantora e compositora Andreia Dias, atração do projeto Ouvindo Música do Santander Cultural, domingo, 10 de agosto, às 17h00, no trio da instituição em Porto Alegre. O repertório reúne muitas composições da artista, sendo duas em parceria com Iara Renn.

Conhecida por seu trabalho na Banda Glória e na Dona Zica, Andreia estreou em disco-solo no final de 2007, intitulado Vol. 1, trabalho que vêm sendo elogiado pela crítica brasileira especializada. Com uma tima voz, boa presença de palco, arranjos incríveis e modernos e um repertório surpreendente, Andreia soma-se ao que de melhor a música brasileira vem produzindo. O resultado um trabalho de muita criatividade.

Os principais veículos de comunicação do País vêm destacando a originalidade das composições e a sonoridade única, bastante diversa em relação ao que a maioria das cantoras atuais tem mostrado. Na empreitada autoral, a artista cria um ambiente de interpretes e músicos afiados e arranjos elaborados, mas no conteúdo das letras que se revela especialmente, destaca Pedro Alexandre Sanches, na edição de dezembro de 2007, da revista Carta Capital. Marcus Preto, na revista Rolling Stone, escreveu em janeiro último: `Avassalador. Se este disco pudesse ser absorvido a ponto de virar referência, o futuro da música no Brasil seria brilhante.

Andreia Dias www.andreiadias.com.br - mais uma cantora que o Santander Cultural apresenta, em primeira mão, ao público porto-alegrense.

==================
Os ingressos a R$ 10,00 para o show já estão venda na bilheteria da instituto. O Santander Cultural está localizado na Rua Sete de Setembro, 1028. Outras informações sobre o Santander Cultural estãoo no site www.santandercultural.com.br

Foto: Roberta Goldfarb

Mais informações:
www.andreiadias.com.br
www.myspace.com/andreiadias
Press Clipping: http://www.scubidu.com.br/scubidu/AndreiaEPK.pdf
Produção: Scubidu Prods. www.scubidu.com.br

Tuesday, August 05, 2008

Zum Tod von Alexander Solschenizyn


Zum Tod von Alexander Solschenizyn
Der Prophet im Rad der Geschichte
Von Ralph Dutli

Alexander Solschenizyn, 1918-2008
04. August 2008 Es war einmal Mode, ihn in einem Atemzug mit Tolstoj und Dostojewskij zu nennen. Und seine ganze Statur hatte etwas Anachronistisches: Eine solche Figur schien ins neunzehnte Jahrhundert zu passen, in die Zeit der Giganten, die auf fast groteske Weise der geographischen Größe Russlands entsprechen wollten. Dass in unserer Zeit noch einmal ein Schriftsteller mit dem Anspruch eines Propheten auftauchen sollte, erfüllte viele mit Staunen oder Befremden. Schon ikonographisch schien Alexander Solschenizyn an die Vorbilder anknüpfen zu wollen: dieses bärtige, zerfurchte Gesicht eines an Russland und für Russland leidenden Propheten.

Weitere Informationen: http://www.faz.net/

Jairo Mozart no T-bone

O músico e compositor Jairo Mozart, paraibano natural de João Pessoa, com 30 anos de carreira artística e mais de 15 CDs gravados, apresenta-se nesta quinta-feira (07), nas comemorações dos dez anos da Noite Cultural T-Bone. O evento terá ainda o bate-papo com os escritores Elicio Pontes e Alexandra Rodrigues, e performance do poeta Adeilton Lima.
Apresentação musical
Jairo Mozart começou seus estudos na Escola de Música Antenor Navarro (J.Pessoa / Pb), passando em seguida para o Curso de Extensão na Universidade Federal da Paraíba, concluindo assim 5 anos de estudo em música e artes plásticas. Desenvolveu uma longa pesquisa sobre os ritmos deixados como herança da grande fusão cultural no Brasil Colônia, e Literatura de Cordel. Publicou 15 CDs, entre eles: “Só Pra Xotear”, em 2005; “O Auto de Lampião no Além”, em 2004. Já se apresentou em vários estados brasileiros e também no exterior, como por exemplo, no XX Festival da Cultura Caribenha, realizado em Santiago de Cuba entre 03 e 09 de julho de 2000. Já cantou ao lado de grande nomes da MPB: Geraldo Azevedo, Belchior, entre outros.

Bate-papo com os escritores
Alexandra Rodrigues
Nascida em Lisboa em 1957, replantou suas raízes em Brasília em 1985. É psicóloga e professora na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Publicou em 2004 “O Nome das Coisas”, um livro em prosa poética acerca da Palavra, com o apoio do FAC. Em 2007, lançou “Minha avó botou um ovo”, um livro de crônicas. Ambos foram publicados pela Thesaurus em Brasília. .

Elicio Pontes
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UnB
Performance
Adeilton Lima com a participação do músico Eduardo Fernandes apresentará "Raízes da Voz - A Poesia Brasileira e Universal". No repertório textos sobre amor, paixão e erotismo.

Apresentação
Mímico Miquéias Paz
Informações:
Francisca Azevedo – (61) 8432-3669
Data: 07/08
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3963-2069
Site: www.t-bone.org.br
ENTRADA FRANCA!

Xangai e Ocelo Mendonça no Fulô do Sertão

Quarta-feira, 6 de agosto

Noite de blues com Sams Blues, Eduardo Leal e Cauê



Sexta-feira, 8 de agosto

Cely Curado em "O Samba da minha Terra e outros

ritmos", com Gil Lopes, Fio Percussa e Marcos Kuebas



Sábado, 9 de agosto

Show especial com Xangai, acompanhado por

Ocelo Mendonça

Restaurante Fulô do Sertão
CLN 404 Bloco B Loja 16

Monday, August 04, 2008

FLAP 2008



Segunda
Lunes
04.08
zona leste

Cursinho da Poli - Itaquera
Rua Sabbado D'Ângelo, 2040 – Itaquera
Zona Leste

Telefone: 2145-7654
Lotação: 230 lugares
é recomendado reservar por telefone


15h | Porto Libre iv
Leituras e conversa com alunos
Coordena: Maiara Gouveia
- Lorena Saucedo (poeta – México)
- Benjamín Morales (poeta – México)
- Luis Paniagua (poeta – México)
- Rafael Rocha Daud (poeta – Brasil)
- Virginia Fuente (poeta – Argentina)


zona sul

Bar do Binho
Rua Avelino Lemos Junior, 60
(rua ao lado da UNIBAN)
Campo Limpo
Zona Sul
Lugares: aberto

20h | Zona Franca iv: literatura periférica . geografia ou estilo?
Debate
Coordena: Berimba de Jesus
Media: Paloma Kliss (escritora – Brasil)
- Alan Mills (poeta – Guatemala)
- Allan da Rosa (poeta – Brasil)
- Antonio Vicente Pietroforte (escritor, professor FFLCH-USP – Brasil)
- Serginho Poeta (poeta – Brasil)

Após a mesa haverá o tradicional Sarau do Binho, sempre aberto aos freqüentadores e participação de:

- Fábio Aristimunho Vargas (poeta – Brasil)
- Marcia Bechara (escritora - Brasil)
- Rodrigo Flores (poeta – México)

Lugares: aberto

Confira programação completa:
http://docs.google.com/View?docid=ddbwjx84_116fsfn3gjm
www.flap2008.wordpress.com

O buraco no muro

Foto: João Carlos Teatini de Souza Clímaco
Foto: Maurício Andrés Ribeiro

Pessoal,
Um amigo meu mostrou-me um filme muito interessante sobre um programa de inclusão digital que vem sendo feito na Índia. Daí, a Zaira e eu traduzimos o filme e colocamos legenda em português. São apenas 8 minutos, mas vale a pena ver, pois pode muito bem ser aplicado aqui no Brasil. A aqueles que se interessam por uma verdadeira mudança na sociedade brasileira, peço que vejam e que divulguem a idéia, por favor. O filme está no seguinte endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=Xx8vCy9eloE

Muito obrigado.

Cardoso