Tuesday, February 03, 2009

Fundamentos das Redes Neurais: exemplos em Java


O engenheiro Mêuser Valença acaba de lançar a segunda edição do seu segundo livro sobre redes neurais. O livro tem o título "Fundamentos das Redes Neurais: exemplos em Java".

O livro visa introduzir os conceitos básicos necessários sobre Redes Neurais Artificiais usados para resolução de aplicações práticas e para implementação, buscando desenvolver no leitor o entendimento do funcionamento desta poderosa ferramenta de Inteligência Artificial, assim como a capacidade para implementar, de maneira adequada, os algoritmos de aprendizagem supervisionada da rede Perceptron, da rede ADALIDE, das redes MLP e da aprendizagem não-supervisionada (rede de Kohonen).

Para implementar os algoritmos de treinamento das Redes Neurais neste livro se adota a linguagem Java, que consiste numa linguagem de programação orientada a objetos mais amplamente utilizada do mundo.

Este livro foi elaborado para ser utilizado como material didático em cursos de Redes Neurais Artificiais, de nível universitário. Entretanto o conteúdo do livro não pressupõe qualquer conhecimento ou experiência anterior do leitor na área de Redes Neurais ou na área de computação em geral, requerendo apenas conhecimentos básicos de matemática, estatística e lógica de programação, usualmente abordados nos cursos universitários.

Em cada capítulo é dada uma base conceitual do tema e cada um desses conceitos é abordado mais detalhadamente por meio de exemplos ilustrativos e implementações em código Java. Os códigos fonte são disponibilizados no CD para que o leitor interessado possa não apenas entender os exercícios resolvidos como também realizar outras implementações.

Logo, este livro é bastante adequado para interessados em fazer uso da tecnologia de redes neurais, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação.

Caso pretenda adquirir o livro é só enviar um e-mail com seu endereço que o mesmo será enviado pelo correio o que demora algo em torno de 5 dias úteis. O pagamento pode ser realizado após recebimento através de depósito bancário no Banco do Brasil.
Em anexo segue o sumário e uma imagem da capa. Atenciosamente,

Mêuser Valença
meuserv@yahoo.com.br

1 comment:

Unknown said...

Show de bola o livro!!! Vale!