Monday, March 09, 2009

Manifesto Mafrensino

Manifesto Mafrensino

Dirigido a todos os que têm como inspiração maior ver o Piauí caminhar unido em busca de seu grande destino (Oeiras, 07 de março de 2009).

A Fundação Nogueira Tapety – FNT, que tenho a honra de presidir, já deu inequívocas demonstrações de que é possível trilhar o caminho da promoção da cidadania e em defesa de uma cultura legitimamente sertaneja sem, para isso, ter que assumir posições político-partidá rias.

E é justamente pela ausência de qualquer vinculação partidária que a atrele, pressione ou manipule, que a FNT pode ser coerente com este desiderato. Há, no entanto, questões de cunho político a que a ninguém é dado alienar-se. É o caso da Campanha que, já há alguns anos, se desenvolve no Estado visando – parece incrível, mas é verdade – a desagregação do Piauí em dois pedaços. E esta campanha tem sido feita abertamente e sem maiores percalços porque nós, os que desejamos a unidade do espaço geofísico, político e cultural da “Terra Querida” preferimos, até agora, permanecer mudos na vã esperança que estes piauienses equivocados chegassem, por si mesmos, a descobrir o erro de perspectiva que alardeiam. Ledo engano!

Hoje percebemos nosso engano e entendemos que quanto mais calados ficarem os defensores de um Piauí indiviso, com maior desenvoltura passearão pela mídia os arautos da infeliz novidade. Assim agindo, mesmo sem nenhum argumento, chegam a intimidar quando divulgam a idéia de que se trata de algo irreversível, já decidido. Mentira deslavada!.. . Mas uma mentira, seja ela deslavada, mal lavada ou apenas suja, repetida muitas vezes, sem que ninguém a conteste, acaba assumindo ares de límpida verdade.

Diante disso, concluímos que chegou a hora de juntar a tropa e organizá-la para combater o bom combate. A partir de hoje esta Instituição coloca-se na linha de frente e se dispõe a ajudar a agrupar todos aqueles que, como nós, julgam imprescindível a manutenção da unidade territorial do Piauí, fruto de uma identidade cultural forjada ao longo da rica história de um povo sofrido, porém, e por isso mesmo, dotado de uma integridade insofismável.

Por isso estamos desfraldando bem alto esta bandeira, ou melhor, reempunhando a Bandeira de Mafrense, para que qualquer piauiense (ou não) que necessite de incentivo para manifestar-se a favor do Piauí – pois é disso que se trata – tenha onde se apoiar, juntando-se a nós!

Do Peixe-Boi Marinho, que habita as águas mansas de Cajueiro da Praia no extremo norte até o último (Se)Bastião de Barro, nossa fronteira ao sul, Viva o Piauí!

Sertanejamente,
Carlos Rubem Campos Reis
Presidente da FNT

Publicado originalmente no "Portal do Sertão"

No comments: