Saturday, March 21, 2009

Marcos Freitas e Chico Lobo no Projeto Quintas Culturais



Por Francisca Azevedo
20 de março de 2009

Bate-papo literário

Foto: CHICO LOBO por Kika Antunes CD “No Braço Dessa Viola”

Em comemoração aos cinco anos de lançamento de seu primeiro livro “A Vida Sente a Si Mesma” (Ed. Gráfica Ibiapina, Teresina, 2003) e ao ingresso do autor na Associação Nacional de Escritores – ANE, o poeta Marcos Freitas apresentará no Açougue T-Bone seu oitavo livro de literatura “Staub und Schotter: Der Wind des Frühlings & die Brise des Herbstes”, pela Editora CBJE, uma coletânea de poemas escritos em diversas línguas, durante a estadia do autor no exterior (1991 a 1996).

A programação cultural desta quinta-feira, 26/03, do Açougue T-Bone terá a participação do violeiro mineiro Chico Lobo com o espetáculo “Viola Popular Brasileira”. No show, Chico apresentará uma síntese de mais de duas décadas de carreira, por onde desfilam: folias, catiras, lundus, reisados, modas de viola, cateretês entre outros ritmos. O músico se apresentará ao lado do percussionista José Carlos Ferreira. Além disso, a noite terá ainda bate-papo literário com os escritores Marcos Freitas e Robson Eleutério. Sempre às 20 horas, com entrada franca!

Música Regional Brasileira

Chico Lobo é considerado pela crítica, um dos mais ativos e efetivos violeiros do cenário nacional no processo de popularização da tradição da música regional brasileira. Músico consciente está na vanguarda da preservação dos costumes populares. Afirmando-os através do contato junto às culturas de outros povos. Nascido entre folias e serestas em São João Del Rei, eleita Capital Brasileira da Cultura em 2007 (cujo jingle oficial é de sua autoria), solta a voz na TV, no rádio e nos importantes palcos do Brasil e do Mundo como: Canecão (RJ), Grande Teatro do Palácio das Artes (BH), Memorial da América Latina (SP), Itália, Canadá, Chile, Portugal, entre outros. Segundo o jornalista e antropólogo português João Matias (Diário do Alentejo | Beja), Chico Lobo é “um compositor e executante sublime. Tem uma presença de palco cativante, transportando para os espetáculos o ambiente de festa e celebração que caracteriza o contexto social caipira”. O artista mantém, desde 2003, coluna fixa na revista “Viola Caipira”. Idealizou e apresentou por 3 anos o programa "O Canto da Viola", pela Rádio Inconfidência. Há mais de 8 anos idealizou ao lado de Pena Branca (da antiga dupla Pena Branca e Xavantinho), o espetáculo “Encontro de Raízes” que tem viajado por todo Brasil, para levar ao público dois violeiros, dois cantadores de diferentes gerações. Mas que bebem da mesma fonte: a cultura regional brasileira.

Com a viola na mão canta suas raízes, conectadas com a atualidade: folias, congados, catiras, modas, cateretês e tantos ritmos mais. Em 1985 foi “levantado” Guarda Coroa no congado de Dona Efigênia (bairro Renascença, BH). Depois passou a Guardião, na Ordem de Santo Antônio de Pádua (bairro Jaraguá, BH). Recebeu em 2004, em sua cidade natal, o título de Embaixador do Divino Espírito Santo.

Profissional inquieto, Chico Lobo, já lançou vários CDs e um DVD. Todos resultados de uma longa e fértil carreira artística. Seu CD de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97 – que despertou o interesse da imprensa e rendeu-lhe uma temporada de 47 dias pela Itália.
Sempre atento em descobrir novos valores, o artista idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV “Viola Brasil”, de grande audiência, que vai ao ar pela TV Horizonte (BH) e é retransmitido pelas TVs: Campos de Minas, Cultura de Sabará e Nazaré de Belém do Pará.

Suas músicas e toques de viola têm sido utilizados em diversos programas de TV como “Me Leva Brasil”, “Globo Rural” e novelas como “América” da Rede Globo e “Bicho-do-Mato” da Record. Chico Lobo é considerado por Tárik de Souza (Jornal do Brasil), um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas. E, segundo o crítico Marco Frenetti (Revista Bravo), um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2007 foi o Diretor Musical do Espetáculo Multicultural da EnRede (Rede Internacional de Municípios pela Cultura, intitulado “O Homem que À Terra Canta”, no IV Encontro de Culturas de Serpa (Portugal); no 1º Encontro Internacional da Rede dos Municípios pela Cultura em São João Del Rei. E em 2008, nas cidades portuguesas de Vila Nova de São Bento (no dia do trabalhador) e em Almodóvar.Todos marcados pela reunião de artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde. Ainda em 2008, lançou no Brasil e em Portugal o Cd internacional "Encontro de Violas - Viola Campaniça e Viola Caipira" ao lado do violeiro português Pedro Mestre. O que é o 1º registro no mundo do encontro entre as violas "mãe e filha". Nele se demonstra como é possível a partilha entre os povos - sem uma cultura se sobrepor a outra. Esses encontros, interculturais, dão novos horizontes aos instrumentos tradicionais, emocionam antigos apreciadores e entusiasmam o público jovem.

Espetáculo "Viola Popular Brasileira"

Chico Lobo em seu espetáculo “Viola Popular Brasileira”, apresenta uma síntese de mais de duas décadas de carreira, por onde desfilam: folias, catiras, lundus, reisados, modas de viola, cateretês entre outros ritmos. Além de prosa e causos que cativam, da infância à “melhor idade”. Um espetáculo envolvente que leva a participação do público. E ao sentimento de se ter orgulho de ser caipira, sem preconceitos. E com muita identidade cultural. “Como os mestres nos ensinaram, peço licença a vocês donos da casa... E os convido a unir nossas vozes em uma só cantoria certeira...” (Chico Lobo).

Estrada Geral do Sertão - Na Rota das Nascentes, de autoria de Luiz Ricardo Magalhães e Robson Eleutério.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Assessora de Imprensa: Francisca Azevedo 61- 8432-3669
Site do Chico Lobo: http://www.chicolobo.com.br/
Data: 26/03
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

No comments: