Tuesday, July 28, 2009

Bate-papo literário com Luiz Ruffato


Bate-papo literário com Luiz Ruffato
Por Francisca Azevedo
27 de julho de 2009

Luiz Ruffato na agenda cultural nesta quinta-feira (30/07)

O escritor mineiro, Luiz Ruffato, é o convidado especial do Projeto Encontro com Escritores desta quinta-feira (30) para bate-papo literário no Açougue Cultural T-Bone. O escritor falará sobre seu mais recente livro, VISTA PARCIAL DA NOITE, terceiro volume da série Inferno Provisório, iniciada com Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo, publicado Record. A noite terá ainda lançamento literário da escritora brasiliense Camila Oliveira e apresentação musical de Juca Du Kassay. O evento começa às 20 horas.

Bate-papo literário:
Um mosaico, onde as peças fazem sentido se vistas isoladamente e podem ganhar outras possibilidades de leitura, se vistas em conjunto. Assim é definido pelo escritor Luiz Ruffato, VISTA PARCIAL DA NOITE. Terceiro volume da série Inferno Provisório, iniciada com Mamma, son tanto felice e O mundo inimigo, a obra dá prosseguimento à história de uma comunidade de imigrantes italianos e seus descendentes no interior de Minas Gerais.

O cenário das narrativas que compõem o romance é a mesma cidade de Cataguases feita de palavras, tendo o Beco do Zé Pinto como eixo aglutinador de fatos e de personagens. Os primeiros volumes propiciaram uma expansão dos limites desse corajoso mapa literário, pois nos aproximamos de modo mais detalhado das raízes italianas desses habitantes e da tensa rede de relações pessoais e familiares. Agora, Ruffato propõe um mergulho em profundidade, penetrando numa espécie de tridimensionalidade do panorama social que ele parece ser impelido a relatar. Ao tocar camadas mais profundas, temos acesso a segredos familiares e sociais, que um observador de passagem não teria condições de captar: um universo sigiloso marcado pela extrema violência.

Em diálogo com já longa tradição da ruptura dos gêneros literários, Ruffato continua a nos apresentar um romance em processo, a partir do recurso da montagem de peças, possivelmente móveis. O sentido surge no estabelecimento de relações entre esses artefatos literários.

Em VISTA PARCIAL DA NOITE intensifica-se o processo de degradação dos personagens; o Inferno Provisório parece tornar-se mais explícito para seus ocupantes. Ruffato ressalta que isso deve-se à constatação de que “o que vivemos hoje é um desdobramento ‘natural’ do que não construímos ontem. A violência gratuita e as relações superficiais que imperam na sociedade hoje já estavam presentes, ‘adormecidas’, na sociedade de ontem”.

Dono de uma apuradíssima arquitetura literária, que faz dele um dos melhores autores de sua geração, Ruffato constrói seu texto com tintas políticas fortes. “A nossa é a sociedade sem planejamento. As histórias refletem apenas o absoluto desprezo que votam nossos governantes à construção de uma nação”.

Sobre o autor:
Luiz Ruffato nasceu em Cataguases (MG) em 1961. Publicou: Histórias de remorsos e rancores (histórias, 1998); Os sobreviventes (histórias, 2000), Menção Especial do Prêmio Casa de las Américas –; Eles eram muitos cavalos (romance, 2001), vencedor do Prêmio APCA de melhor romance de 2001 e Prêmio Machado de Assis de Narrativa, da Fundação Biblioteca Nacional; Come tanti cavalli (Milano, Bevivino Editore, 2003); Tant et tant de chevaux (Paris, Éditions Métailié, 2005); Eles eram muitos cavalos (Espinho, Quadrante, 2006); As máscaras singulares (poemas, 2002); Os ases de Cataguases (ensaio, 2002); Mamma, son tanto felice (Inferno Provisório – Volume I romance, 2005) e O mundo inimigo (Inferno Provisório – Volume II romance, 2005), ambos vencedores do Prêmio APCA de melhor ficção de 2005.

Lançamento literário:“AMIGOS E AMORES, UMA VIDA ADOLESCENTE” da escritora Camila Oliveira. Terceiro livro da escritora editado pela Câmara Brasileira dos jovens escritores no Rio de Janeiro.

Apresentação musical:
Show de Juca Du Kassay - Compositor e interprete de música brasileira, tem participado como músico convidado de diversos Shows populares no Brasil e no exterior: Casa da Espanha-DF; Estação de Rádio da Universidade de Wyoming (EUA); Sentenial Festival 2005 em Wyoming (EUA), entre outros. Obteve merecido reconhecimento em sua participação no festival de canções “Ismar Barreto”, realizado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese) em 2006. Atualmente tem se dedicado ao estudo do folclore e a influências afro na cultura brasileira.

Apresentação:
Mímico Miquéias Paz

Informações:
Luiz Ruffato: luizruffato@superig.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
Camila Oliveira: 9981-3547
Juca Du Kassay: 9614-8528
Francisca Azevedo: 8432-3669

Data: 30/07
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

No comments: