Wednesday, July 08, 2009

Conexão Budapeste - Brasília: entre Tradição e Modernidade


Fotógrafo:
Tamás Hári, nascido em 27 de agosto de 1982 em Budapeste, Hungria, vive há três anos na Alemanha, onde trabalha como fotógrafo e bailarino na Companhia de Ballet do Theater Nordhausen. Em seu trabalho como fotógrafo, busca mostrar a imagem através de um novo ângulo, um novo olhar. Seja em fotos de produções artísticas, sobre um palco ou simplesmente de cenas cotidianas, sempre busca mostrar o mundo sob um olhar diferenciado. Suas fotos já foram expostas e publicadas na Hungria e na Alemanha. Esteve no Brasil pela primeira vez em abril de 2008. Inspirado por esta visita, nasceu o desejo de expressar a diversidade cultural entre Brasil e Hungria através de sua arte. Tem grande interesse pelo Brasil e pela cultura brasileira.

EXPOSIÇÕES:
Conexão Budapeste - Brasília: entre Tradição e Modernidade
Budapeste e Brasília: duas capitais internacionais. Duas cidades tombadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Dois importantes centros políticos, econômicos e culturais.

De um lado, tradição e a história de Budapest, a capital da Hungria. Uma importante cidade Européia nascida em 1873 e que, durante inúmeras vezes, foi destruída, porém sempre se reergueu, tornando-se ainda maior e mais imponente. De outro lado, a modernidade de Brasília, a cidade planejada, em 1960 inaugurada, como a nova capital do Brasil. Sua estrutura singular e sua moderna arquitetura a tornam uma cidade ímpar no mundo. As lentes de Tamás Hári nos transportam em uma viagem entre estes dois mundos, onde o Tradicional se conecta ao Moderno e cada lugar no mundo se torna único.

Momentos em Movimento
Dançar é expressar com o corpo o que as palavras não podem dizer. É um vibrar de impulsos e sentimentos que, a cada movimento pensado e ensaiado cuidadosamente, transmite em um só momento uma eternidade de emoções. A Dança é uma sucessão de movimentos, enquanto uma fotografia é a reprodução de um momento singular.
O fotógrafo e também bailarino Támas Hári dedica-se a incorporar o movimento da dança em suas fotos e a realizar a aparente impossível tarefa de capturar em apenas um momento, o movimento infinito.

No comments: