Wednesday, September 09, 2009

Antonio Nóbrega na 25ª Noite Cultural T-Bone


Um artista multidisciplinar no palco da 25ª Noite Cultural T-Bone
Por Francisca Azevedo
26 de agosto de 2009

Antonio Nóbrega é a atração principal da 25ª Noite Cultural que será realizada no dia 10/09

No próximo dia 10 de setembro, o Açougue Cultural T-Bone e a Petrobras promoverão mais uma edição da NOITE CULTURAL T-BONE, que desta vez traz a Brasília o artista pernambucano, conhecido por seus shows de baiões, macaratus e frevos, Antonio Nóbrega. O músico com formação erudita, começou sua carreira tocando em orquestras no Recife, tem vários CDs gravados, entre eles “Lunário Perpétuo”, no qual apresenta um raro momento de magia ao cantar o romance de Riobaldo e Diadorim, extraído de Grande Sertão: Veredas, do escritor Guimarães Rosa. Nóbrega toca canções tradicionais pernambucanas, com violino e rabeca e dedica-se a resgatar as melhores tradições nas artes populares. A abertura do show ficará por conta da banda brasiliense, Brazilian Blues Band. A entrada é de graça!!

A Noite Cultural T-Bone
Realizada duas vezes por ano, sempre em maio e em setembro, a Noite Cultural T-Bone é um projeto consolidado pelo público brasiliense. Desde 2003, faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal (LEI Nº 3.193/03).

Em 1998, ano da primeira edição do projeto, a Noite Cultural foi realizada dentro do açougue e contou com trinta pessoas. Desde então, já participaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas como Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Flávio Venturine, Geraldo Azevedo, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, Banda Blitz, Alceu Valença, Elba Ramalho, entre tantos outros, em celebração à arte na comercial da 312 da Asa Norte.

Artistas da 25ª Noite Cultural T-Bone:

Antonio Nóbrega
Reunindo músicas dos seus seis últimos espetáculos ( "Na Pancada do Ganzá", "Madeira que Cupim não Rói", "Pernanbuco falando para o Mundo", "Marco do Meio Dia", "Lunário Perpétuo" e "9 de Frevereiro" ) Antonio Nóbrega se junta a uma excelente banda de sete versáteis músicos para apresentar um espetáculo que é uma síntese desses últimos 15 anos de atividade artística.

Assim, cantando baiões, maracatus, frevos-canções e marchas-de-bloco; tocando na rabeca, no violino e no bandolim, choros, frevos ponteios e outras peças instrumentais, ele vai apresentando o seu heterogêneo cancioneiro.

Sua atuação não se restringe, todavia, ao plano musical, pois entre uma música e outra (seja cantada ou tocada), Nóbrega faz uma dança, brinca com a platéia, etc., retratando dessa maneira em seu espetáculo o caráter abrangente e multidiciplinar de sua atividade de intérprete. Abrangência essa que, passando do épico ao farsesco, do sóbrio ao desmedido, do lírico ao festivo, Nóbrega vai procurando traduzir através da sua arte de brincante como ele gosta de dizer, o temperamento e o caráter do povo brasileiro.

Brazilian Blues Band
A Brazilian Blues Band tem hoje 15 anos de existência. As alterações ocorridas em sua formação, resultaram em mudanças no estilo musical que a banda segue hoje. Com músicos mais experientes no que diz respeito ao próprio blues, já que conta com integrantes oriundos de outras bandas do gênero. A Brazilian Blues atravessa um momento de consolidação do seu estilo, hoje mais perto do Rithim’ Blues, do chamado Blues and Roll, e do soul, sem esquecer a preferência por letras em português, além de inserir elementos da música brasileira, pois acredita fielmente na língua pátria como detentora de todo sentimento necessário ao bom e velho blues.

A banda mostra em seus shows o blues feito por brasileiros e canções de autoria própria, como “Rapadura com Bourbon” “O assalto” do 1º CD, e 500 Gramas Blues e Desdentado, Assim eu soul, do 2ºCd (Em Gravação). Em 1997, a banda é classificada em 3º lugar no Skol Rock etapa Centro-Oeste. Em agosto de 2000, depois de participar do “Porão do Rock, onde tocou para aproximadamente 50 mil pessoas, é convidada pela Panela Music para participar da "Festa da Música Brasileira", projeto voltado para a música independente de todo o Brasil, também em 2000, tocou parceria com o "Mago da Guitarra" Celso Blues Boy pelo projeto Terraço In Concert.

Formação: Luiz Kaffa (voz); Leonardo Vilela (guitarra); Janari Coelho (bateria); Célio de Moraes (Baixo) e Marssal Ponce (Teclados).

SERVIÇO
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Secretaria de Cultura do Distrito Federal
CABETO ROCKER PRODUÇÕES CULTURAIS

Apresentação: Miquéias Paz
Data: 10 de setembro de 2009
Horário: 19 horas
Local: Comercial da 312 Norte
Indicativa: livre

Contatos:Antonio Nóbrega: RITA MISTRONI ( Produtora Executiva ) 11- 3816.0676 / 11-9612.0722 e 11- 8024.7637
www.antonionobrega.com.br
E-mail - brincante@terra.com.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Brazilian Blues Band: (61) 8443-2824/ 9127-4224 (Jussara Almeida) e brazilianbluesband@gmail.comEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Assessoria de Imprensa T-Bone: Francisca Azevedo 61-8432-3669
Última Atualização ( 28 de agosto de 2009 )

No comments: