Thursday, September 24, 2009

Terapia de ris(c)o - ou Por uma outra via


“Terapia de ris(c)o - ou Por uma outra via” é o nome do espetáculo dirigido por Diego Bresani e Rodrigo Fischer que entra em cartaz na próxima quinta (24) no Teatro SESC Garagem da 913 Sul. Do grupo teatral Setor de Áreas Isoladas, a trama é fruto de um estudo sobre violência desenvolvido pelo grupo. Depois do SESC Garagem, o espetáculo vai para o Espaço S.A.I, na 706 Norte.

A peça conta a história de três mulheres completamente diferentes que recebem um bilhete anônimo em suas casas. Nele está escrito apenas: Eu sei. Atendendo ao “convite” as três decidem aparecer no local e hora determinados no bilhete. Lá são recebidas pelo senhor Q e Elvis, seu enfermeiro particular. O senhor Q chama o encontro de terapia e a partir daí e durante os próximos 50 minutos, o grupo e quem os observa passará por algumas situações reveladoras para entender o real motivo do chamado. Afinal, o Q ele sabe?

O texto é uma criação coletiva dos atores e diretores do S.A.I a partir de improvisações sobre o tema. A encenação integra espectadores e atores lado a lado em palco arena, focando a aproximação em relação ao ato cênico como forma de buscar a identificação da platéia com o que é vivenciado pelos atores em cena. A interpretação naturalista dos atores é priorizada, assim como, figurinos, objetos de cena e iluminação ganham estética simples e cotidiana. No cenário, somente cadeiras dispostas em círculo, o que enriquece ainda mais a atuação do ator. Já a sonoplastia protagoniza momentos reveladores. O projeto tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura.

Para Diego Bresani, que aos 26 anos está à frente do seu terceiro trabalho como diretor, o processo de criação foi completamente colaborativo. “Pedimos que cada ator criasse um personagem e desse cara a ele. Em seguida, o personagem foi apresentado ao grupo para que pudéssemos escolher o que ele tinha de melhor a oferecer”, ressalta. Segundo Bresani, a etapa mais difícil foi humanizá-los, torná-los apresentáveis. “Eles vieram muito violentos. Foi preciso um trabalho minucioso para definir o que seria explorado em cena, já que a nossa proposta era apresentar a temática por uma outra via”, afirma.

O jovem diretor declara que o resultado ficou muito bom e que a experiência foi muito significativa para todo o grupo. “O processo foi colaborativo mesmo. Me senti mais preparado, sabendo o que eu queria”, avalia.

E como prova da maturidade e dos frutos do trabalho, a temporada 2009 vem com um gostinho de festa. Recentemente, o grupo conquistou sua sede própria onde são realizados ensaios e apresentações. A proposta agora é tornar a sede mais um espaço cultural da cidade contribuindo assim, para a democratização do acesso à arte.

O grupo
O grupo S.A.I ( Setor de Áreas Isoladas), surgiu na Universidade de Brasília em 2003, com o propósito de estudar a arte de interpretar, por meio da pesquisa e do treinamento dos atores. Seu primeiro espetáculo, A História do Jardim Zoológico (ou A História de Jerry e o Cachorro), foi indicado ao Prêmio Sesc de Teatro em diversas categorias e acabou levando o de melhor ator para Márcio Minervino, além de percorrer os palcos e movimentar a crítica de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A peça foi apontada pela Revista Veja como uma das dez melhores produções em cartaz na cidade de São Paulo em 2007.

SERVIÇO: A Temporada 2009 S.A.I apresenta o espetáculo: “Terapia de ris(c)o - ou Por uma outra via”. De 24/09 a 4/10 no Teatro Sesc Garagem da 913 Sul e de 8/10 a 11/10 no Espaço S.A.I- SCRLN 706 Bl F loja 44/45. Sempre de quinta a sábado, às 21h e domingo às 20h. Entrada Franca, Classificação Indicativa: 14 anos. Informações: (61) 9815-2087 ou 8432-7121 http://setordeareasisoladas.blogspot.com/

Fonte: http://www.sc.df.gov.br/exibe_materia.php?id=713

No comments: