Thursday, January 21, 2010

Filme "Verão em Berlim“, de Andreas Dresen


O longa conta a história da enfermeira Nike e sua melhor amiga, Katrin, que têm por hábito observar a vida passar da sacada (balcão) de seu apartamento, esperando que alguma coisa aconteça com elas. Em um dia qualquer, o calor típico do verão põe em movimento as suas vidas e a de todos ao redor. Max, o filho adolescente de Katrin, tenta em vão conquistar uma amiga de colégio, Nike entra em uma arriscada relação com o caminhoneiro Ronald, e Katrin tem um colapso mental após uma tentativa de estupro frustrada.

Apesar de possuir Berlim no título, o diretor Andreas Dresen opta por não mostrar pontos turísticos óbvios da cidade, mas sim um cenário cotidiano em Prenzlauer Berg, bairro da antiga Berlim Oriental e que hoje concentra muitas famílias jovens. O balcão do edifício em que as amigas vizinhas se encontram para conversar (e que está presente no título em alemão, „Sommer vorm Balkon“), também faz parte do dia a dia de Berlim. Segundo Dresen, „além de ser uma característica cultural da cidade, o balcão tem a ver com a solidão das pessoas, que se fecham e observam o mundo de cima“.

A produção será exibida em seu idioma original com legendas em português no dia 28 de janeiro, às 19h, na Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha. A entrada é franca e os lugares limitados.

Sobre o diretor
Andreas Dresen nasceu em 1963, na Alemanha. Na década de 1980 começou a trabalhar com teatro e fazer curtas-metragens. Estudou direção no HFF Konrad Wolf Postdam-Babelsberg e desde 1992 trabalha como roteirista e diretor de cinema e televisão. Ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim 2002 com „Entre Casais“ (2001) e o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián 2005 com „Verão em Berlim“ (2005).
KINOSAAL (Sala de Cinema da Embaixada da Alemanha)
Filme: „Verão em Berlim“ (2005, Andreas Dresen).
Data: 28.01 (quinta-feira).
Horário: 19h.
Local: Embaixada da Alemanha (SES-Avenida das Nações, Qd. 807, Lt. 25).
Classificação etária: 12 anos.

Embaixada da República Federal da Alemanha
Centro Alemão de Informação - Deutschlandzentrum
Brasília - DF
SES Av. das Nações, Q. 807 lt25
70.415-900
Tel. (61) 3442-7000
Fax. (61) 3443-7508
info@alemanJA.org
www.brasilia.diplo.de
www.alemanJA.org

No comments: