Tuesday, April 20, 2010

Gustavo Dourado lança Brasília 5.0 – Antologia de Cordel


O escritor Gustavo Dourado lança, no próximo dia 23 de abril, às 19h, na Biblioteca Nacional de Brasília, o livro Brasília 5.0 - Antologia de Cordel. A obra homenageia os 50 anos de Brasília com cordéis sobre a cidade e sobre nomes de destaque da cultura local, entre eles Vladimir Carvalho, Neusa França, Reynaldo Jardim, Stella Rodopoulos, Antônio Miranda, Dad Squarisi, José Santiago Naud, Toninho de Souza, Meireluce Fernandes, Elias Daher, Serra Azul, Rômulo Marinho, Dinorá Couto, Nestor Kirjner, João Ferreira, Jorge Amâncio, Ronaldo Mousinho e Luiz Martins. E em memória de Cassiano Nunes, Ernesto Silva, Oliveira Bastos e Paulo Tovar. A antologia foi organizada pela vice-presidente do Sindicato dos Escritores do DF, Meireluce Fernandes. Trata-se de uma produção independente, realizada com o apoio dos escritores participantes, de professores, de jornalistas e de artistas da cidade. A capa foi desenhada pelo artista plástico Toninho de Souza.
O livro é prefaciado pelo escritor João Ferreira, doutor em filosofia pela Universidade Antoniana de Roma (Itália), pós-doutor em literatura portuguesa pela Universidade do Porto (Portugal) e professor titular aposentado da Universidade de Brasília (UnB). “Com a insistência de quem conhece a arte pela raiz, Gustavo Dourado tornou-se figura número um do cordel em Brasília”, destaca João Ferreira em seu prefácio. Segundo ele, já é constante na escrita do autor a tendência de abrir espaços criativos para as palavras, buscando o vanguardismo e a força maior da expressão. “Ele se coloca na esteira dos melhores brasileiros, desde o modernismo de 1922 para cá, com seus exemplares máximos na criatividade lexical como Mário de Andrade, em Macunaíma, Monteiro Lobato, em Urupês, e Guimarães Rosa em Grande Sertão : Veredas”, observa João Ferreira.
Durante o lançamento haverá recital poético, acompanhado por Nestor Kirjner e pelo Coral Alegria. Os presentes irão comemorar ainda os 31 anos do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.

Serviço: (entrada franca)
Data: 23 de abril de 2010, sexta-feira.
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (ao lado da
Rodoviária e do Museu Nacional) - Esplanada dos Ministérios.
Contato: 9297-8747 gustavodourado@yahoo.com.br
Informações: www.gustavodourado.com.br

No comments: