Wednesday, April 28, 2010

João Ferreira Lança Uaná (Narrativa Africana) no Campus da UnB


João Ferreira Lança Uaná (Narrativa Africana) no Campus da UnB Publicado por Expedienteem 26 de abril, 2010

João Ferreira, escritor e professor. Divulgação.
Por Redação
O professor, ensaísta e poeta João Ferreira convida para o lançamento do livro Uaná, uma Narrativa Africana, na Casa do Professor, no Campus da UnB – Universidade de Brasília, dia 28 de abril.

Uaná, uma Narrativa Africana, é uma obra de ficção baseada na história da ascensão da Guiné Bissau à independência. A narrativa destaca as etnias, a paisagem, os costumes e a linguagem dos povos da Guiné, num momento importante que é o da independência.

Vocábulos
O romance destaca o uso de vocábulos locais, de interesse linguístico, além de apresentar enredo envolvente relacionado à função do sonho e da fantasia no contexto literário.

João Ferreira é professor titular aposentado da UnB – Universidade de Brasília, nas áreas de filosofia e letras. Ensaísta, poeta e ficcionista, nasceu em Agunchos, aldeia do concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, em Portugal. Vive em Brasília desde 1968 e tem nacionalidade portuguesa e brasileira.

Quem é
É doutor em Filosofia pelo Pontificium Athaeneum Antonianum de Roma e pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto. Fez parte do Grupo da Filosofia Portuguesa, liderado por Álvaro Ribeiro e José Marinho, participando do convívio e das reuniões do grupo no café Palladium, em Lisboa.

No ano letivo de 1965-1966 lecionou no Instituto Superior de Línguas e Administração, em Lisboa e no ano letivo seguinte, de 1966-1967, passou a lecionar História da Filosofia Antiga na Pontifícia Universidade Antoniana, em Roma.

Serviço
O que: Uaná, uma Narrativa Africana.
Onde: Casa do Professor, em frente à Faculdade de Educação, no Campus da UnB.
Quando e horas: dia 28 de abril, quarta-feira, às 19h

No comments: