Friday, May 28, 2010

Thomas Mann será tema de palestra em Brasília


O escritor alemão Thomas Mann será tema de palestra em Brasília, no dia 02 de junho de 2010. O evento, organizado pela Embaixada da Alemanha em conjunto com o Goethe Zentrum e a Livraria Cultura, contará com o palestrante Dr. Paulo Astor Soethe, professor de alemão na Universidade Federal do Paraná. Soethe é tradutor de filosofia alemã e co-autor do livro „Mutterland“ sobre os raizes do famoso escritor laureado com o Prêmio Nobel.

De descendência alemã-brasileira, Thomas Mann e seu irmão Heinrich, também escritor, mantiveram contato discreto com os intelectuais brasileiros Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Érico Veríssimo, além de exilados alemães no Brasil, em especial, no contexto dos movimentos de resistência ao nazismo.

A palestra descreverá o contexto histórico desses contatos, relatará seu conteúdo e desdobramentos e as informações serão ilustradas com imagens fac-similares de documentos inéditos da correspondência dos dois grandes escritores alemães, filhos da brasileira Julia da Silva-Bruhns.

SERVIÇO
Thomas Mann e a cena intelectual brasileira: resistência e luta pela democracia
Data: 02 de junho
Horário: 19h30
Local: Livraria Cultura, Casapark Shopping Center (SGCV – Sul Lote 22 Loja 4-A, Brasília-DF)
ENTRADA FRANCA

Embaixada da República Federal da Alemanha
Centro Alemão de Informação - Deutschlandzentrum
Brasília - DF
SES Av. das Nações, Q. 807 lt25
70.415-900
Tel. (61) 3442-7000
Fax. (61) 3443-7508
info@alemanJA.org
www.brasilia.diplo.de
www.alemanJA.org

No comments: