Friday, June 25, 2010

Sarau integração: ALT faz tributo ao aniversário de Taguatinga

No próximo dia 26/06/2010, no Centro Cultural de Taguatinga, das 19h às 23h, a Academia de Letras de Taguatinga (ALT) promoverá o Sarau Integração em tributo ao aniversário de Taguatinga e Brasília. Poetas, músicos, integrantes das artes cênicas e artistas plásticos participarão do evento em homenagem aos 52 anos de Taguatinga que, entre outras atrações, contará com recital de poesias, apresentações musicais e exposição e lançamento de livros alusivos à história de Brasília e de Taguatinga.
O evento será prestigiado por várias instituições culturais do Distrito Federal, entre elas o Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, a Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares, os grupos Radicais Livres de São Sebastião e Tribo das Artes, o Comitê Independente de Apoio às Artes e à Cultura do Brasil, a Gerência de Cultura de Samambaia e a Casa do Violeiro Cantador de Ceilândia.

Principais atrações

Recital de poesias com Gustavo Dourado, Antonio Carlos Sampaio, Elias Daher; Cacá, Nicolas Behr e com os grupos Radicais Livres de São Sebastião, Grupo Musical De Bem com a Vida, Coletivo Poeme-se, entre outros. Performance com Lilia Diniz e Daniel Pedro. Lançamentos e trocas de livros e CDs com Margarida Drumond de Assis, Popó Magalhães, Astrogildo Miag, Gustavo Dourado e Pedro Gomes. Exposição de livros alusivos à história de Brasília e de Taguatinga com Ronaldo Alves Mousinho, José Adirson de Vasconcelos, Wílon Wander Lopes, José da Silva Brandão. Apresentação do espetáculo Sertão de Cabo a Rabo, com Ruiter e Carlinhos Piauí. A banda Mulambos Grooves encerrará o sarau.

Serviço:
Evento: Sarau Integração
Local: Centro Cultural de Taguatinga, CNB-1 A/E nº 1, Taguatinga Centro
Horário: 19h às 23h.
Entrada: franca
Informações/contatos: 9218-7694/9297-8747 e 3201-1745 ( Ronaldo, Gustavo ou Raul)
E-mail: ronmousinho@yahoo.com


História

A Academia de Letras de Taguatinga (ALT) completou 24 anos de atividades ininterruptas. Foi fundada em 9 de abril de 1986 e, a partir de então, passou a desenvolver atividades e eventos culturais, com programas e projetos voltados para a área social, em integração com a comunidade. É reconhecida pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Seu lema é “Ler a vida com os olhos da arte: dignidade e cidadania por meio do saber”. Sua atuação empreendedora a qualifica como a academia de letras mais atuante no DF. Para estreitar a relação com a comunidade, tem em seus quadros a categoria de Membros Voluntários, dentre os quais alunos das duas Redes de Ensino do DF. A ALT abriga 40 acadêmicos, nomes de prestígio no cenário local e nacional. A ALT é presidida atualmente pelo professor/escritor Ronaldo Alves Mousinho.

Principais projetos e realizações
Os programas de maior abrangência, que englobam ações culturais com finalidade social são:

Programa Comunidade Literária – Abriga os projetos de A a Z (de alfabetização de adultos, iniciado em 2005)
Programa Cidadania em Marcha – Aprovado pelo FAC e executado a partir do segundo semestre de 2007, editando livros de acadêmicos da entidade.
Programa PROCOEL – Incrementa a produção e publicação de livros no DF, com auto-sustentação cooperativada, primando pela qualidade literária e técnica, contribuindo para a promoção e o desenvolvimento cultural da comunidade.
Programa de Academias Comunitárias – Abriga os projetos Academia Mirim de Letras (AML e Academia Jovem de Letras (AJL).
Programa Academia Vai à Escola (AVE)

No comments: