Tuesday, August 24, 2010

Programação da Quinta Cultural T-Bone do dia 26 de agosto


Por Francisca Azevedo
16 de agosto de 2010

Daniel Galera apresenta Cachalote na próxima Quinta Cultural, dia 26/08
A programação da Quinta Cultural T-Bone do dia 26 de agosto está bem variada: história em quadrinhos, poesia, literatura, humor e MPB. O escritor Daniel Galera volta ao Açougue Cultural desta vez para falar sobre a revista em quadrinhos Cachalote, seu mais recente trabalho feito em parceria com o desenhista Rafael Coutinho. A cantora Sandra Dualibe apresentará o show “Estou de bem com a vida” acompanhada pelos músicos Agilson Alcântara (violão) e Amanda Costa (percussão). A noite terá ainda bate-papo com a escritora e poeta Noélia Ribeiro e lançamento do escritor Wilson Rossato.

Cantora Sandra Dualibe apresentará o show “Estou de bem com a vida”
Bate-papo com a escritora e poeta Noélia Ribeiro sobre “Atarantada: reencontro com a poesia”
Carlos Machado fará apresentação de bonecos
O Sonho de Fernão – Uma Aventura com Fernão Dias Paes, de Wilson Rossato

Bate-papo com o escritor Daniel Galera sobre a HQs Cachalote em parceria com o desenhista Rafael Coutinho

Lançada em junho deste ano, Cachalote (Quadrinhos na Cia., 280 páginas, 45 reais) é a estreia em HQs do escritor Daniel Galera em parceria com o cartunista Rafael Coutinho. Em suas páginas não numeradas, o livro conta seis histórias – uma delas apenas abre e fecha o livro – que não se cruzam, mas têm em comum presonagens densos em momentos de crise e lacunas capazes de sugerir sentidos ao leitor.

Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo, mas passou a maior parte da vida em Porto Alegre. É um dos criadores do selo editorial Livros do Mal, pelo qual publicou o volume de contos Dentes guardados (2001). Teve diversos textos adaptados para teatro e cinema.

Teatro:
Teatro de bonecos com o mamulengueiro Carlos Machado
O mamulengueiro Carlos Machado traz ao palco do T-Bone brincadeira da tradição do teatro de bonecos popular que veio do nordeste e há cinqüenta anos criou raízes nas periferias de Brasília. O vaqueiro Benedito, o boi do patrão, a Cobra Grande e uma série de outros personagens compõem a apresentação sempre muito alegre e colorida.

Literatura
"O Sonho de Fernão – Uma Aventura com Fernão Dias Paes", de Wilson Rossato
Obra infanto-juvenil, editado com pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do DF. Lançado pela Eclat! Editorial, foi escrito depois que o autor descobriu ser descendente do bandeirante Fernão Dias Paes. Jornalista e escritor, Wilson Rossato criou uma aventura em que ele mesmo volta no tempo e encontra o famoso "caçador de esmeraldas".

“Atarantada: reencontro com a poesia”, de Noélia Ribeiro
Noélia Ribeiro é pernambucana, mas se considera “carioca-braziliense”. Escreve poemas desde muito cedo. Participou de coletâneas, recitais e movimentos poéticos realizados em Brasília, cidade em que vive desde 1972 e que ama muito. Graduou-se em Letras na UnB e hoje trabalha na Câmara dos Deputados. Atarantada é o segundo livro de poemas da autora. Traz poemas antigos e recentes que traduzem desejos, paixões (vividas ou sonhadas) e sentimentos próprios de quem mora em Brasília.

Apresentação musical
Sandra Duaililbe no show “Estou de bem com a vida”
Sandra Duaililbe volta ao palco do Açougue Cultural do T-Bone com o show “Estou de bem com a vida” para dividir com os amigos o momento feliz em que se encontra. No repertório, variedade de sons, com ênfase ao alto astral, como é o caso da música do compositor Carlos Elias que dá nome ao show. Dentre outras, cantará Senhora Lliberdade de Wilson Moreira e Nei Lopes e Brasil Pandeiro de Assis Valente. Interpretará, também, Mundo Melhor de Pixinguinha e Vinicius de Moraes gravada em seu primeiro CD – Do princípio ao sem-fim, que concorreu ao Grammy Latino 2007; e Onda do ar, gravada em seu segundo CD – A bossa no tempo, uma parceria de Sandra com Marcia Forte, composta em homenagem a Bossa Nova e Brasília. Para completar a festa ela convidou os talentosos músicos Agilson Alcântara (violão) e Amanda Costa (percussão). Vale lembrar que Sandra que vem se destacando no cenário musical brasiliense e nacional por sua emocionante interpretação e bela voz.

Contatos:
Daniel Galera ranchocarne@gmail.com
Wilson Rossato wrossato@hotmail.com / 61 8149-7931
Sandra Dualibe contato@sandraduailibe.com.br / 61 8177-2774
Noélia Ribeito nocamaria@gmail.com / 61 99721487

Apresentação: Miquéias Paz
Informações:
Data: 26 de agosto
Indicativa: Adultos
Horário: 20 horas
Local: Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF
Tel: (61) 3274-1665
ENTRADA FRANCA

Última Atualização ( 16 de agosto de 2010 )

No comments: