Monday, September 20, 2010

Ciclo 2010 de Palestras promove debate sobre a natureza da poesia


Em sua quarta edição, o projeto Ciclo 2010 de Palestras, realizado pela Academia de Letras de Taguatinga (ALT) em parceria com o Sindicato dos Escritores do DF (SEDF), com apoio da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), apresenta no dia 22, 4ª feira, às 19h, no auditório da BNB, 2º andar, a palestra Os Parâmetros da Poesia - Um debate sobre a natureza da poesia, com o professor e poeta português João Ferreira. A apresentação do encontro é de Raúl Ernesto Larrosa e o evento é gratuito e aberto à comunidade.

Em sua palestra, João Ferreira falará sobre a poesia vista em seus variados ângulos, quer sob o aspecto genético quer sob o aspecto de suas múltiplas formas e gêneros. A conferência será ilustrada com poemas extraídos de obras de importantes poetas brasileiros e de língua portuguesa em geral.

Ensaísta, poeta e ficcionista, João Ferreira nasceu em Agunchos, aldeia do concelho de Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, em Portugal. Vive em Brasília desde 1968. É doutor em Filosofia pelo Pontificium Athaeneum Antonianum de Roma e pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto. Na Universidade de Brasília ocupou vários cargos, entre eles o de chefe do Departamento de Letras (1976-1978). Fundou, em 1987, o Núcleo de Literatura da Universidade de Brasília.

Desde 2007, atua como professor doutor nos cursos de Letras e Filosofia da Faculdade IESCO, em Águas Claras, DF, onde implantou recentemente o projeto Jovens Pensadores, de sua autoria. Foi membro da Associação de Estudos Clássicos da Universidade de Coimbra, em Portugal, e membro convidado da Associação Internacional de História da Medicina, com sede em Paris, por seus trabalhos publicados sobre Pedro Hispano. Pertence à Associação Nacional de Escritores, ao Sindicato de Escritores do DF e à Academia de Letras de Taguatinga. Tem uma vasta produção bibliográfica nos campos de filosofia, crítica literária, teoria da literatura e análise literária. É autor de A alma das coisas (2004), e Uaná - Narrativa Africana, lançado em abril deste ano.

A organização do evento está sob a coordenação da escritora Gacy Simas.

PROGRAME-SE: Palestra Gratuita na BNB - Os Parâmetros da Poesia - um debate sobre a natureza da poesia, com o professor e poeta João Ferreira e apresentação de Raúl Ernesto Larrosa. No auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (2º andar), 22 de setembro, 4ª, às 19h. Entrada franca. Organização: Gacy Simas (8419-2163) Email: edylsia@gmail.com / raulernesto_7@yahoo.com.br

Fonte: http://www.sc.df.gov.br/?sessao=materia&idMateria=4728&titulo=CICLO-2010-DE-PALESTRAS-PROMOVE-DEBATE-SOBRE-A-NATUREZA-DA-POESIA

No comments: