Sunday, October 10, 2010

29ª Feira do Livro de Brasília, de 08 a 17 de outubro de 2010


Divulgação
Começa nesta sexta feira a 29ª edição da Feira do Livro e da Leitura de Brasília, com o tema "O Mundo da Leitura. A Leitura no Mundo". De volta ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, o evento reunirá 157 expositores e as principais editoras do país. Confira a programação!

Um dos mais tradicionais eventos culturais de Brasília, a Feira acontece num momento histórico: o cinquentenário da capital. E neste ano, a data coincide com a Semana Nacional do Livro.

O Governo do Distrito Federal, pelas Secretarias da Cultura, da Educação e do Turismo, abraçou este novo formato da Feira do Livro e fez todas as parcerias necessárias para que a população de Brasília possa comemorar o sucesso da mostra que ocorre dentro de duas datas muito especiais: o Dia da Criança e o Dia do Professor. Para assegurar a realização do evento, o GDF disponibilizou R$ 1 milhão, em convênio celebrado com a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF).

Desde 2000, a Feira do Livro era realizada em um shopping na W3 Sul. Com o crescimento do evento, o local se tornou pequeno e, desde 2009, a Secretaria de Cultura e a Câmara do Livro do Distrito Federal buscam uma nova sede para o evento.

De casa nova, a Feira será realizada em uma área de 6,6 mil m², no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. No espaço, a organização do evento pretende dar cara nova à Feira, onde o visitante terá mais conforto e um amplo leque de atrações. O poeta Nicolas Behr será um dos homenageados.

Na programação, além dos stands de vendas, palestras, workshops, oficinas e debates com escritores brasileiros e estrangeiros. O espaço também terá um Café Literário e uma vasta programação de shows composta por artistas locais e nacionais.

Segundo o Secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, a Feira é uma oportunidade de estudantes dialogarem com seus ídolos e, pela arte, entenderem ainda mais o valor dos livros e da leitura. Em sua definição sobre o tema, Gorgulho destaca que, “leitura é uma prática tão ampla e tão simples, tão intensa e tão leve, tão rica e tão barata que pode ser feita dentro de ônibus, de avião, de barco, no sofá de casa, na rede da varanda, na praça, na praia ou no parque. Basta ter um livro nas mãos e entrar no mundo do faz-de-conta...”, destaca.

Ainda segundo Gorgulho, “bons hábitos, civilidade e respeito se aprendem na infância. Em família e na escola. O amor ao livro, a prática e o valor da leitura também. Criança sem livros e criança que não vê seus pais lerem, com certeza não vai gostar nem de livro e nem de leitura”.

A Feira ainda terá um momento muito importante no qual, a Câmara do Livro do Distrito Federal, escritores e livreiros da cidade farão um manifesto, afim de tornar Brasília Capital do Livro e da Leitura. A organização pretende receber 150 mil pessoas durante os 10 dias. O evento será a prévia da grande festa em comemoração a sua 30ª edição em 2011.

A programação completa esta disponível no site do evento www.feiradolivrodebrasilia.com.br

Programe-se: 29ª Feira do Livro e da Leitura. De 08 a 17 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Entrada Franca.

No comments: