Thursday, November 04, 2010

Tagualetras, Um Jornal Cultural


O Tagualetras é um jornal cultural que visa apoiar, promover, divulgar, aqueles que estão ligados à educação, disseminando conhecimento, oportunizando espaço para escritores, em especial os inéditos, mostrarem seu trabalho. Os artistas de maneira geral tem espaço assegurado, em especial, aos alunos que desejam mostrar suas produções em todas as áreas. Dedicam uma página aos alunos do ensino médio, aos universitários e, por solicitação da classe, aos professores.
A ideia de fazer um Jornal Cultural vem de muito tempo, pois o Raúl Larrosa, Diretor do Tagualetras, é jornalista e trabalhou na produção de jornais no Uruguai, seu país de origem, e no Brasíl: Sempre desejamos encontrar um mecanismo de divulgação para os escritores, pois, conhecemos muito bem as dificuldades na difusão de nossas obras. Por vários anos (Raúl e Gacy) escreveram matérias para outros jornais e revistas. Criaram em sociedade com outras pessoas, o jornal Panorama cultural, mas como estavam com diversas frentes de trabalho, a sociedade se desfez. Na separação ficaram com a alvoradadelivros.com.br, uma livraria virtual disposta a receber os mais diversos gêneros, sem a preocupação de que o escritor tenha fama ou não.
Ambos pertencem a Academia de Letras de Taguatinga- ALT, presidente Ronaldo A. Mousinho. Gacy Simas é acadêmica titular há mais de 15 anos, onde ocupou diversos cargos na diretoria, e, Raúl Larrosa, acadêmico voluntário, desde junho de 2010.
Membros fundadores da Academia de Ciências, Letras e Artes do Recanto das Emas –ACLAREMAS, presidente Roque Manoel dos Santos.
Ambos, membros do Sindicato dos Escritores do DF, presidente Elias Daher. Raúl é Diretor de Marketing.
Na Academia de Letras do Brasil – ALB, presidenta escritora Vânia Moreira Diniz. Gacy é Diretora de Eventos, empossada em agosto de 2010.
Movimento Cultural Internacional Abrace, diretores Roberto Bianchi e Nina Reis. Gacy e Raúl são representantes no Brasil, Brasília, desde 2007.
O corpo editorial do jornal é composto por: escritores, poetas, jornalistas, médicos, juristas, artistas e professores, pessoas que não apenas presidem entidades representativas, mas que possuem uma longa história de trabalho dedicado à educação e a cultura.
Editora: Gacy Simas
Diretor: Raúl Larrosa
Jornalista responsável: Ildefonso Sambaíba
Redator: Elias Daher
Revisora: Aglaia Souza
Arte: Elison Simas
Cartunistas: Oswaldo Pullen e Isaac Tavares
Coparticipantes responsáveis por matérias: Astrogildo Miag, Roberto Klotz, Fernando Bonassi, Dinorá C. Cançado, Erika Carvalho, Gabriel Fassio Marcos Terra, Marcos Freitas, Emanuel Lima, Vinícius Borba, Porfírio Magalhães, Emanuel Lima.
O jornal sobrevive das publicidades, como os próprios leitores podem ver, não são muitos, mas o suficiente para fazer a máquina rodar.
O objetivo do jornal cultural Tagualetras é fazer a diferença, coisa que já estão aos poucos conseguindo, junto às instituições de ensino, na comunidade e no mercado jornalístico literário brasileiro. Ninguém é profeta em sua própria terra, e o futuro é desconhecido, por isso, o corpo editorial do Tagualetras vive e planta no momento presente, o mais é uma consequência. Planos... a equipe tem muitos, e as realizações estão sendo construídas aos poucos e em conjunto. O Tagualetras é composto por uma equipe, pois acreditam que é da união que nascem e crescem as melhores ideias.
O Tagualetras oferece espaço publicitário para os que comungam de seus objetivos e que desejam divulgar seu produto ou serviço.
Contatos: tagualetras@yahoo.com.br
Fone: 9926-0919
Caixa postal 5475, CEP 72.010-971

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br

No comments: