Friday, February 18, 2011

Lançamento Especial - "Paco Yunque e outros relatos" de César Vallejo


César Vallejo é amplamente conhecido como autor de obras emblemáticas da poesia hispano-americana tais como Trilce (1922), Os Arautos negros (1919), Espanha, afasta de mim esse cálice (1940), que garantiram o respeito unânime da crítica mundial. Contudo, no Brasil, a sua obra em prosa é pouco divulgada, e raramente traduzida.

Paco Yunque e outros relatos, é a primeira recolha da sua prosa publicada no nosso país, e revela um autor versátil, lúcido e arrojado.

Nascido Em Santiago de Chuco, Peru, em 1892, e falecido em Paris, em 1938,Vallejo é rotulado como o poeta maior do seu país, e figura determinante da literatura latino-americana. Sua obra apresenta o mesmo grau de importância de autores tão díspares como Pablo Neruda, Jorge Luís Borges ou Gabriel García Marquez e pode mesmo figurar no panorama literário do continente como um precursor genuíno, como se poderá avaliar na leitura de alguns contos presentes nesta recolha.

Paco Yunque e outros relatos, demonstra-nos a sua versatilidade criativa, que era capaz de transitar do exercício meramente realista, até as explorações mais radicais da vanguarda. O conto que dá título a este volume foi escrito em 1931, e explora a denúncia social através do universo infantil. Tornou-se um clássico da literatura peruana e, hoje, está presente em qualquer antologia escolar. Há ainda outros contos antologiados a partir da sua obra dispersa.

O livro Escalas melografiadas (traduzido aqui na totalidade) foi publicado em 1923, é composto por prosa poética e contos. Está dividido em duas partes: Cuneiformes, que compreende os contos “Muro Noroeste”, “Muro Antártico”, “Muro Leste”, “Muro Maciço”, “Nesga de Janela”, “Muro Ocidental”; a segunda parte é Coro dos ventos, com os contos “Para além da vida e da morte”, “Libertação”, “O Unigênito”, “Os Caynas”, “Mirtho” e “Cera”, classificado como um dos melhores da sua produção em prosa.

São o testemunho cabal da expressividade de um poeta que soube observar o seu tempo com o olhar lírico, crítico e atuante.

Para adquirir o livro:
http://www.editorareflexao.com.br/Site.aspx/Produto/163-PACO-YUNQUE-E-OUTROS-RELATOS?store=1

Mais sobre César Vallejo em:
http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/poesia_de_iberoamerica.html

No comments: