Tuesday, March 15, 2011

Poesia para ver: Em pauta, as várias formas da palavra


Escritores brasilienses e espanhóis realizam encontro aberto ao público
Em pauta, as várias formas da palavra

Nahima Maciel
Publicação: 14/03/2011 09:42 Atualização: 14/03/2011 21:21

A poesia visual pode ter cara de objeto, performance e até uma arte gráfica ou animação. Ou pode apenas evocar imagens por meio de metáforas e combinações de palavras. Para confeccioná-la vale lançar mão de todos os recursos disponíveis, inclusive, e principalmente, os tecnológicos. O importante é não perder a postura poética, experimentar a linguagem, investigar as possibilidades estéticas da palavra. O formato não é novo — os concretistas brasileiros usaram e abusaram dos recursos nos anos 1950 — mas ainda rende boas experiências e é para falar sobre elas e conhecê-las que o espanhol Alfonso Hernandez organizou o encontro Poesia para se ver, que tem início nesta segunda-feira (14/3) no Instituto Cervantes.

PROGRAMAÇÃO:
Poesia para ver

Encontro de poesia com Alfonso Hernandez, Angélica Torres, Fred Maia, Marcos Freitas, Alicia Silvestre, Antonio Miranda e Nicolas Behr. De hoje a quinta, às 19h30, no Instituto Cervantes (707/907 Sul, Lote D). Entrada franca.
Programação completa:

* 14 de março (segunda-feira)
19h - Apresentação do livro “El Crucero”, de Alfonso Hernández (edição bilíngüe)
19h30 - Mesa redonda: Realidades Actuales En La Poesía Hispano-Brasileña
Participantes: Antônio Miranda, Angélica Torres, Alicia Silvestre, Alfonso Hernández, Fred Maia, Nicolas Behr e Marcos Freitas

* 15 de março (terça-feira), às 19h
Oficina de escritura: Visuais
Com Antônio Miranda e Marcos Freitas

A oficina trabalhará com a poesia visual, aquela poesia que é criada através de formas e que tem relação com o mundo real. Os participantes terão que criar seus próprios poemas segundo sua visão do mundo.

* 16 de março (quarta-feira), às 19h
Oficina de escritura: Viagens Siderais e Outros Sonhos
Com Angélica Torres e Alfonso Hernández

A oficina explora os sonhos para oferecer uma poesia de imagens através das palavras e dos relacionaremos com outras manifestações artísticas, como a pintura e o mundo da arte. Os participantes elaborarão seus próprios poemas e sonhos.

* 17 de março (quinta-feira), às 19h
Oficina de escritura: Mistérios Poéticos
Com Nicolas Behr e Alicia Silvestre

Mundos paralelos à experiência como poetas, a oficina fala sobre o universo que nos rodeia. Um mundo que nos seduz, paisagens urbanas que se confundem com nossa realidade cotidiana e em nosso entorno na natureza. Os participantes aprenderão a criar, a partir da observação minuciosa da realidade circundante, com um olhar poético, e em especial, incidindo dois tópicos literários de todos os tempos: a relação entre poeta e cidade e o trio Deus-Homem-Natureza.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/03/14/interna_diversao_arte,242499/escritores-brasilienses-e-espanhois-realizam-encontro-aberto-ao-publico.shtml

No comments: