Wednesday, June 15, 2011

Realizado em Goiás, Fica revela a maturidade dos filmes que dialogam com problemas ambientais


15/06/2011
Yale Gontijo

Terra deu, terra come passeia pela realidade dos quilombolas
“Eles têm de ter consciência de que se quiserem pegar alguma coisa das minas, têm de fazer isso de uma certa distância. Não podem nem chegar perto”, avisa um das autoridade de Zâmbia sem saber que a câmera de Ivo Bystoléan já estava ligada, enquanto o cineasta solicita autorização para fazer gravações no país africano. Esse é um dos trechos do documentário da República Tcheca Idade do cobre, um dos médias-metragens que abrem a mostra competitiva do 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), em Goiás Velho, a partir desta quarta-feira (15/6).

Até domingo, serão exibidos 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens de vários países. Os títulos serão divididos em mostras competitivas e paralelas. Em comum, todos versam sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente em festival que acompanhou a evolução do tema representado no cinema e televisão. “No começo, os filmes apresentavam os problemas como se fossem catástrofes. Eram mais apocalípticos. A tendência hoje é que eles apresentem possíveis soluções. Cada vez mais, os cineastas têm produzido obras de poesia. Filmes artísticos”, acredita Lisandro Nogueira, um dos coordenadores do Fica.

Não só grandes desastres ambientais são denunciados durante o Fica. A falta de verbas para sustentar um abrigo de cachorros de rua na Armênia e o consequente extermínio da população canina é apresentado em Eu sou contra, do grupo Sunchild Eco-Club of Yeveren. Mas, sem engano: a falta de cuidado com o meio ambiente não é privilégio dos países pobres. Ocorre principalmente em países em desenvolvimento. “Nós mostramos o outro lado da China. A mídia tradicional tem batido na tecla do desenvolvimento econômico de lá, mas muito pouco sobre a devastação do país, o outro lado do desenvolvimento chinês”, adianta Nogueira. Como não poderia deixar de ser, em tempos de aquecimento global, um dos temas prediletos dos cineastas foram as mudanças climáticas.

Experiências brasileiras
Do Brasil, destacam-se os documentários Lixo extraordinário (Waste land) e Terra deu, terra come. Dirigida pelo trio Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, a coproduçaõ com a Inglaterra Lixo extraordinário foi um dos concorrentes ao Oscar de melhor documentário neste ano. Nela, as câmeras acompanham o trabalho do artista plástico Vik Muniz ao lado de catadores de material reciclável em Jardim Gramacho, periferia do Rio de Janeiro. Já a inspiração para Terra deu, terra come aconteceu quando o cineasta Rodrigo Siqueira topou com o garimpeiro aposentado Pedro de Alexina, um dos guardiões da tradição quilombola da cantoria de vissungos da Chapada Diamantina. Juntos, em cumplicidade, diretor e personagem planejam uma trapaça maravilhosa. Terra deu teve uma das estratégias de lançamento mais ousadas dos últimos anos no cinema brasileiro. Siqueira distribuiu gratuitamente DVDs por cineclubes do Brasil enquanto o filme estava sendo exibido em circuito comercial. O filme já foi visto por mais de 5 mil espectadores. Número alto para documentários brasileiros.

A programação de cursos e palestras terá a participação do cineasta e comentarista político Arnaldo Jabor (que ganhou uma mostra especial com quase todos os seus filmes) e o cineasta marginal e agora documentarista Andrea Tonacci (Bang bang e Serras da desordem), que ministrará um curso sobre os limites entre cinema de ficção e de realidade. Durante os dias de festival, a cidade se movimenta também com a programação musical, com participação de 17 artistas goianos selecionados em concurso. Na sexta, haverá apresentação da cantora Maria Rita. No sábado, é a vez da primeira atração internacional passar por lá em show do cantor Manu Chao interpretando sucessos da carreira desde o álbum Clandestino. O encerramento será com Rita Lee no domingo. Assim como as exibições no cinema, todas as apresentações serão gratuitas.

FONTE: http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=13145&secao=Programe-se&data=20110615

No comments: