Tuesday, January 17, 2012

Bartolomeu Campos Queiroz



Quem sabe do namoro entre o peixe e o pássaro? Quem sabe é o poeta Bartolomeu Campos de Queiroz que ganhou o Prêmio Literatura Infantil, da Prefeitura de Belo Horizonte, em 1971. Faz bastante tempo, mas a obra dele resiste ao tempo. Não os peixes e os pássaros, que têm vida breve. Aqui vão alguns trechos do livro-poema. Mesmo poucos, vale a pena. Quem quiser saber tudo deve ir ao livro mas, infelizmente, está já esgotado e fora das livrarias. Que pena!
PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

A POSSE

A estória é minha mas o passarinho e o peixinho
não são meus.

Até que é fácil possuí-los. Basta um aquário e
uma gaiola.
Mas não me importa tê-los na mão. Aprendo a me
satisfazer pelos olhos, assim como os pássaros e peixes
que não têm mãos.


A SURPRESA

Vocês percebem que minha história é de amor.
Amor de peixe e de pássaro. Como é o seu início eu não sei.
Acredito que nem os namorados sabem.
A gente só sabe que gosta quando está gostando.
O tempo aqui não tem a mínima importância.


NOVAMENTE O TEMPO

Deve ser meio dia. Estou assentado sobre minha sombra.
Não existe vento. Tudo está parado no seu devido lugar:
pássaro no ar, peixe na água e eu na terra.


A MINHA SOLUÇÃO

Quero construir uma gaiola conjugada com um aquário
e deixá-los juntos.
Minha ideia me entristece como os compromissos
aceitos com antecedência.


O FIM

Escurece no céu e o escuro se reflete nas águas.
Não vejo mais o peixe nem o pássaro.
Volto no dia seguinte aos meus compromissos e penso:
peixe e pássaro vivem pouco
mas vivem muito num só dia só.



Extraído de livro O Peixe e o Pássaro, de Bartolomeu Campos de Queiroz, editado pela editora Miguilim. Foto de Haroldo Carneiro. Temos a 2ª. Edição, de 1980. É possível que existam outras... Formato 26 cm x 17 cm, impresso em preto e branco.

Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/bartolomeu_campos_queiroz.html



Escritor Bartolomeu Campos de Queirós morre em Belo Horizonte

Publicação: 16/01/2012 09:49 Atualização: 16/01/2012 09:53



Morreu na madrugada desta segunda-feira (16), em Belo Horizonte, o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, de 66 anos. Ele estava internado no Hospital Felício Rocho, na Região Centro-Sul da cidade. Autor de poemas e histórias infantis e juvenis, educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta, seu primeiro livro, "O peixe e o pássaro", foi publicado em 1974. Em maio do ano passado, o escritor lançou Vermelho Amargo, que revisita a própria infância.

Em nota, a Academia Mineira de Letras lamentou a morte e informou que o escritor será velado no Auditório Vivaldi Moreira (Rua da Bahia 1466), das 11h às 16h de hoje. O sepultamento será às 17h, no Cemitério Parque da Colina.

mais informações:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2012/01/16/interna_diversao_arte,286505/escritor-bartolomeu-campos-de-queiros-morre-em-belo-horizonte.shtml

No comments: