Tuesday, March 20, 2012

Parada Poética - Dia Mundial da Poesia


Cerca de 50 artistas de Brasília celebrarão na Praça do Índio o Dia Mundial da Poesia com muito Samba, Poesia, Intevenção Urbana, Cinema, Grafite, comidinhas, troca de livros.

No dia vinte e quatro de março, cerca de cinquenta artistas de diferentes cidades do Distrito Federal se revezarão no palco da Parada Poética para festejar o Dia Mundial da Poesia, celebrado mundialmente no dia vinte e um desse mês. O caminhão-teatro, gentilmente cedido pelo Teatro Mapati, será o palco do evento no qual músicos, poetas, cineastas e artistas multimídia convidarão as pessoas a dar uma parada para apreciar poesia e pensar sobre sua importância em nosso cotidiano – principalmente nas relações sociais.

A Parada Poética, inicialmente, seria somente uma intervenção urbana na qual uma parada de seria transformada em um livro a céu aberto, sendo envelopada com páginas do livro Sarau Sanitário, da poeta e idealizadora do Parada Poética, Marina Mara. Porém, a adesão dos artistas foi tamanha que não teve como não fazer um evento do tamanho desse amor pela cidade. Nascia ali a Parada Poética, uma ação conjunta feita de amor e arte.

A intervenção na parada de ônibus visa promover a inclusão sociopoética dos usuários de transporte público. Essa intervenção, além de “embonitar” a cidade, também coloca em pauta a ocupação dos espaços públicos da cidade para fins artísticos, um pedido dos brasilienses que vem sendo pleiteado desde a época da Ditadura Militar, pelos artivistas do saudoso Concerto Cabeças. O evento será registrado por quatro pessoas com diferentes olhares para a realização de um documentário e uma exposição de fotos, além de ser transmitido ao vivo via Web TV.

A Parada contará com estrutura gourmet – idealizada pelo Balaio Café – que oferecerá ao público comidinhas e bebidas a preços e formatos poéticos. Até o coreto da Praça do Índio ganhará cara nova. Ele será grafitado por artistas locais durante a tarde e à noite se transformará no CineGrafite – um cinema para exibição de filmes brasilienses em parceria com o Coletivo Palavra. Outro diferencial da festa será a troca literária. Para participar, é só levar um livro legal e ir trocando até encontrar o seu novo amigo de ler e de levar pra casa. Cada um pode trocar quantas vezes quiser e aproveitar a ocasião para falar sobre o livro, trocar uma ideia, conhecer gente.

A Parada Poética é uma declaração de amor à cidade e a escolha da Praça do Índio se deve à necessidade de plantar poesia naquele local – que foi palco de tanta tristeza há exatos quinze anos. “Eu gostaria que as pessoas passassem pela Praça do Índio, que é tão linda, com um sentimento mais leve, como é alma de índio. O que se passou ali na Praça serviu para enfatizar o quanto as pessoas precisam de Poesia em suas vidas – ela lapida o espírito”, diz Marina Mara. A Parada está sendo realizada graças à adesão da classe artística local – que não cobrou cachê – e ao total apoio operacional da Administração de Brasília.

SERVIÇO
Onde é a Parada? Praça do Índio – 703/ 704 – W3 Sul
Quando? 24 de março de 2012
Que horas? 14h às 23h
Quanto custa? Um sorriso
Conselho? Leve um livro legal para ser trocado por outro livro legal

Apoio
Administração Regional de Brasília
Teatro Mapati
Balaio Café
Artistas de Brasília

HORÁRIO TIPO ARTISTA
14h CineGrafite no Coreto Coletivo Palavra
William Alves
Adirley Queirós
Joana Limongi
14h Roda de Capoeira
14h Olhares audiovisuais André Lavenère
Janaína André
Andréa dos Santos
14h Embonitamento da parada de ônibus (Intervenção Urbana)
Benetti Mendes
Beth Jardim
Clarice Gonçalves
Edith Domingues
Lígia Rachid
Marina Mara
Sabrina Moura
16h Palhaço Luciano Astiko (Payassu)
16h20 Poesia Fernando Freire
Bar do Escritor
Maíra Oliveira
Dina Brandão
16h40
Samba e Choro
Andréa dos Santos
Dudu Sete Cordas
George Lacerda
Márcio Marinho

17h10
Poesia
Pipocando Poesia
Beth Jardim
Alen Guimarães
Poeme-se

17h30
Som autoral
Lucas Soledade

17h50
Som autoral
Leandro Morais e banda
Cris Floresta
Fernando Rodrigues
Marcelo Lima
Thiago Cunha

18h20
Poesia
Lidiane Leão
Marcelo Caetano
Radicais Livres S.A

18h50
Brasilidades
Adriano Sargaço
Lieber Rodrigues
Maísa Arantes
Renato Matos
Vavá Afiouni

19h10
Poesia
Adeilton Lima
Carla Andrade
Isis Albuquerque

19h30
Faces da Gaita
Engels Espíritos

19h50
Diga How – Hip Hop
Magú
TG
Bruno Leite

20h30
Som autoral
Tiago Gasta

20h50
Música Regional
Andréa dos Santos
Bruno Yákalos
Gabriel Lourenço

21h10
Poesia
Cristiane Sobral
Jorge Amâncio
Marcos Freitas

21h30
Samba, Choro e Bossa
Fina Estampa

Idealização
Marina Mara
Poeta e Produtora Cultural Independente
Acesse: www.marinamara.com.br

No comments: