Monday, June 25, 2012

2ª Bienal do B homenageará primeira edição do projeto


Livro de 156 páginas com depoimentos e poesias de quem participou em 2011 será lançado na primeira noite do evento, às 20h30

Está tudo pronto para a 2ª Bienal do B. A partir de terça-feira (26/06), a rua da 312/313 Norte será tomada por teatro, poesia e arte. A noite de abertura do evento será marcada pelo lançamento do livro 1ª Bienal do B, às 20h30. A obra faz homenagem aos participantes da primeira edição da bienal e um resgate do que foi o encontro em 2011. A noite contará ainda com a exibição do filme Brasília segundo Feldman, de Vladimir Carvalho, e banca literária e show do cantor e compositor Wagner Tiso. A Programação começa às 18h, em frente ao Açougue T-Bone.

As lembranças, memórias e momentos marcantes da 1º Bienal do B foram eternizados nas 156 páginas do livro, editado pelo escritor Vicente Sá, poeta e membro do Movimento VivaArte, e tendo como design gráfico Ribamar Fonseca. “O livro é um registro de como foi esta manifestação espontânea da cultura brasiliense, com seus principais poetas, músicos e pintores”, explica o editor. A viagem literária reúne 45 escritores, três músicos, quatro homenageados, 52 depoimentos, 45 poemas e dois artigos sobre a bienal.

Quem participou faz questão de relatar suas impressões. Entre os que falam estão nomes como Thiago de Mello, Milagros Terân, Kiko Zambianchi, Fernanda Porto, Rênio Quintas, além dos componentes do grupo Sopro e Cordas e outros. Fora das páginas, artistas que também estão no livro estarão reunidos na terça-feira para celebrar. “Os artistas falam da experiência de levar poesia para a rua, de deixá-la com a cara do cidadão”, enfatiza Vicente Sá.

De fato, a cara do cidadão não tem moldes. A iniciativa de levar arte para onde ela deve estar, no meio do povo, faz com que o próprio nome do evento – aos olhos de quem só lê letras, não lê sentimento –, saia do contexto. Isso porquê a 2ª Bienal do B acontecerá pouco mais de um ano da realização da primeira. É uma “bienal anual”.

Para o escritor-poeta e brasiliense de coração Nicholas Behr, convidado da edição de 2011 e com presença confirmada na de 2012, o nome e a periodicidade são irrelevantes. “Poesia nunca é demais. A bienal de poesia do b, do c, do d, e de todas as letras do alfabeto, aproxima a poesia das pessoas e assim as pessoas das outras pessoas.”

Arte na rua

Além do lançamento do livro, a noite de abertura da 2ª Bienal do B terá exibição do filme Brasília segundo Feldman, além de estandes literárias, exposições dos artistas plásticos Chico Nogueira e Iago Iagus e show do cantor e compositor Wagner Tiso.

A bienal vai até 26 de junho. Durante quatro dias, todos os brasilienses estão convidados a participar do encontro, que tem como objetivo democratizar a arte. Em 2012 o evento literário tem como anfitrião o escritor e poeta Antônio Miranda e como Patrono o escritor e poeta, também membro da Academia Brasileira de Letras, Lêdo Ivo. As noites serão encerradas com shows de João Donato, Beto Guedes e Fátima Guedes.

2ª Bienal da Poesia

Quando: De 26 a 29 de junho
Onde: Na comercial da 312/313 Norte, em frente ao Açougue Cultural T-Bone
Hora: A partir das 18h

Por Natalia Emerich
 

No comments: