Thursday, June 28, 2012

7° Sarau Chatô homenageia Itália e Piauí


divulgação

Na próxima quinta-feira (28/6), a partir das 19h, a sétima edição do Sarau Chatô traz toda a alegria e riqueza cultural do Piauí e da Itália. Realizado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, o evento será, excepcionalmente, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Na programação, estão atrações que prestigiam a cultura dos homenageados com apresentações de música, dança e exposição de artes plásticas e livros. Além disso, haverá degustação de comida típica. Um dos destaques do 7º Sarau Chatô será o som do acordeon do músico piauiense Gonçalo Aquino Cardoso, mais conhecido como Sivuquinha, que começou a tocar aos 15 anos e veio para Brasília na década de 1970. O artista, que atua como compositor, arranjador e pianista, gravou o disco Canções pela paz, com músicas de própria autoria. Os shows de acordeon terão continuidade com a apresentação de um artista de apenas 9 anos de idade. Isac do Acordeon, como gosta de ser chamado, interpretará composições de Luiz Gonzaga. O repertório nordestino segue com a apresentação da dupla de violeiros Chico Vaz e Matheus.

O saxofonista João Filho enriquecerá ainda mais as apresentações do dia, com bossa nova, jazz e MPB. O artista é idealizador do projeto Meia Boca Band, que leva música às paradas de ônibus, escolas e aos hospitais de toda a cidade. A gastronomia do Piauí também será lembrada com pratos típicos para degustação, levados pela Nação Piauí, como Maria Isabel (arroz com carne de sol), a paçoca de Campo Maior e a tradicional cajuína (suco de caju processado). Já a homenagem à Itália será feita pelo coral Cantus Firmus, regido pela maestrina Isabela Sekeff. O grupo é composto por aproximadamente 40 integrantes e trará canções em latim, de compositores italianos. O país europeu também será lembrado com o hino cantado do país e também degustação de café italiano.

Literatura e artes plásticas - O Sarau Chatô traz ainda uma exposição de quadros dos artistas Marcelino Cruz, Dora Parente, Jeanne Maz e Naza, além de obras do jovem Jéferson Ramos, que autografará o livro Minha vida sobre rodas, que conta uma bela história de superação. O público também poderá apreciar as xilogravuras de Iolanda Carvalho e Lígia Menezes. O médico e escritor piauiense, Edmar Oliveira, lançará o título A incrível história de Von Meduna e a filha do Sol do Equador. Outras obras literárias também serão autografadas pelos autores, como o livro Adeus a Aleto, de Roberto Muniz Dias, e O comprador de sonhos, de Evaldo Feitosa dos Santos. Também estarão presentes na coletiva de autógrafos os autores Paulo José Cunha, Marcos Freitas, Rivanildo Feitosa, José Ribamar Garcia e Juscelino R. Oliveira.

Iniciado em dezembro de 2011, o projeto Sarau Chatô foi criado pela Fundação Assis Chateaubriand, com patrocínio da Petrobras, para homenagear a memória de uma das principais personalidades da história da imprensa e da TV brasileira: Assis Chateaubriand, o Chatô, que durante décadas destacou-se em múltiplas atividades, sempre apoiando a cultura.


Serviço:

7º Sarau Chatô

Data: 28 de junho (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Auditório da Câmara Legislativa do DF

(Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, Setor de Indústrias, ao lado do Correio Braziliense)

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 10 anos

Informações: (61) 3214-1350,






No comments: