Saturday, June 02, 2012

Poemação - Homenagem a poeta Cristina Bastos

A Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola abre suas portas para o vigésimo quinto POEMAÇÃO privilegiando a poesia brasiliense.
O Poemação 25 faz uma homenagem a poeta Cristina Bastos. Natural de Uberlândia, ela não se limita a poesia. É artista plástica e fotógrafa. Pertenceu ao grupo “Ladrões de Alma”, que promoveu várias exposições fotográficas em Brasília. Assim que publicou seu primeiro livro, Cristina Bastos passou a ser considerada uma das mais importantes vozes da nova poesia de Brasília. De estrutura minimal, digna da tradição japonesa dos haicais, constrói os poemas em formatos para a língua portuguesa, nos quais Cristina Bastos mostra toda a densidade desta “poesia alquímica” da geração de pós-vanguarda. Publicou dois livros: Decerto Deserto, 1992, Editora Iluminuras; Teia, 2002, Varanda/Massao Ohno Editor.

Raimundo Nonato: poeta, músico, performance, ator e artista gráfico. O multiartista com um novo projeto musical 2 Finos e um Grave composto por Nonato Natinho e Krinshina Torrent, o fundador do grupo punk Arroto Provisório, com músicas gravadas por vários grupos, atuou em filmes, clipes e com o livro ainda inédito Pupilas de Godzilas. Nonato Dente de Ouro mostra no Poemação um pouco da sua arte plural.

A poesia que saiu da internet lançado pelo Bar dos Escritores, surgiu em agosto de 2005 nas redes sociais, por iniciativa de Giovani Iemini, como um espaço para discutir literatura. Hoje possui 2850 membros, um ezine (eletronic-fanzine), um blog coletivo. Em 2007, publicou pela primeira vez em papel, com o Zine Bar do Escritor e desde então mantém publicações, lançadas simultaneamente em 37 cidades brasileiras. A Terceira Dose (3ª antologia) reúne poetas de todo território nacional.

Anand Rao: músico, poeta, jornalista, compõe na hora músicas para os poemas de Cristina Bastos. Marina Andrade interpreta Augusto dos Anjos, Cecília Meireles e poetas de Brasília. O Poemação é realizado cada primeira terça-feira do mês no auditório da Biblioteca Nacional, sob a coordenação dos poetas Jorge Amâncio e Marcos Freitas.

O Poemação XXV será transmitido pela internet via Fan Page do Anand Rao (www.facebook.com/anandraomulticultural), no aplicativo Ustream. O Poemação XXV participa do VI Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo, Festival Integrante de La Red Nuestra América de Festivales Internacionales de Poesía.

POEMAÇÃO XXV
Homenagem a Cristina Bastos

                                   
Cristina Bastos  Anand Rao  Nonato Natinho 
Giovani Iemini e os Poetas do  Bar do Escritor
Marina Andrade

LOCAL: Auditório da Biblioteca Nacional (2º Andar) 
Terça feira dia 05 de JUNHO de 2012 
Horário: das 18h15min às 19h45min

Entrada Franca

No comments: