Thursday, June 14, 2012

Poesia e irreverência na Bienal do B - a Poesia Na Rua

Notícias - Notícias da ONG Escrito por Ascom T-Bone 2ª edição da Bienal terá como patrono o poeta, romancista e contista alagoano Lêdo Ivo, 87, membro da ABL (Academia Brasileira de Letras).

Segunda edição do evento terá mais de 70 poetas, artistas locais e músicos renomados como Beto Guedes e João Donato. Os encontros serão de 26 a 29 de junho, na 312
Por Natalia Emerich

Cantor e compositor apresenta-se na noite do dia 28/06 Ouvidos alertas, olhos atentos e coração aberto porque vem por aí mais uma edição da Bienal da Poesia de Brasília, mas pode chamar pelo nome carinhoso de Bienal do B. De 26 a 29 de junho, a calçada da 312 Norte (em frente ao Açougue Cultural T-Bone), será tomada pelas palavras. As junções de letras estarão presentes nas mais variadas formas, desde as frases inquietas de poetas às estrofes confortadas pelos acordes dos músicos que se apresentarão. Para as crianças, é claro, personagens interpretados por bonecos ganharão vida pelas mãos dos bonequeiros nos quatro dias de evento. As atividades começam sempre às 18h e vão até às 22h. Enquanto o sol se põe, nascem vidas e histórias infantis no palco improvisado para bonecos na bienal. Diariamente, companhias de teatro e brincantes apresentarão diferentes espetáculos que usam a brincadeira e o riso para conscientizar a meninada. No dia 26 (terça-feira) será a vez da Cia. Titeritar encenar Pedro e o Lobo. Dia 27 (quarta-feira), uma mistura de ritmos e personagens tradicionais da cultura brasileira será tema da peça Benedito, Abençoado e Bendizido. Quem comandará o vai e vem dos mamulengos será o bonequeiro Thiago Francisco. Na quinta-feira (28), a Cia. Pilombetagem promete muitas gargalhadas com a encenação de Benedito e o boi pintadinho. A programação infantil será encerrada no dia 29 (sexta-feira), com o espetáculo de conscientização ambiental, Natureza da gente, da Cia. Mamulengo Cagaita.

Wagner Tiso fará show no dia 26/06 Já de noite, quando a lua estiver se preparando para cumprimentar os convidados, músicos da cidade darão o tom da confraternização musico/literária até que poetas e artistas subam ao palco, a partir das 20h, para declamar poemas e poesias. São 10 convidados por dia, pontos de vista diferentes e um pouco de cada artista juntos em favor da democratização da arte. Nomes de Brasília, como o poeta Nicolas Behr, membro do movimento VivaArte, são presença confirmada no evento. Para fechar as programações diárias, como de costume nos eventos T-Bone, músicos de renome e canções que marcaram a história da Música Popular Brasileira. Terça-feira tem Wagner Tiso. Quarta é a vez de Beto Guedes mostrar seu repertório no palco. João Donato promete encantar a plateia na quinta-feira e, para fechar a bienal em grande estilo, Fátima Guedes subirá no palco na sexta-feira.

Dia 27 é a vez do Beto Guedes subir ao palco do T-Bone A programação da Bienal do B conta ainda com o lançamento do Livro da Bienal, uma coletânea imperdível com a participação de artistas e trabalhos publicados na primeira edição do evento, realizada em 2011. No dia 27, o encontro literário fará merecida homenagem à escritora e professora da Universidade de Brasília Lucilia Garcez. Em 2012 a bienal terá como patrono o poeta octogenário Lêdo Ivo, ícone da poesia brasileira. O evento é uma realização do Açougue Cultural T-Bone.

Serviço: Data: 26 a 29 de junho
Local: Açougue Cultural T-Bone (312 Norte)
Indicativa: livre
Horário: a partir das 18 horas.

No comments: