Friday, July 27, 2012

Cena Contemporânea 2012

Cena Contemporânea 2012
Um pouco mais cedo do que o habitual (geralmente, o evento ocorre entre final de agosto e início de setembro), o 13º Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília faz, entre 17 e 29 de julho de 2012, uma edição diferente de todas as demais. O maior evento ligado às artes cênicas na região central do Brasil, em adesão ao Flaac – Festival Latino Americano e Africano de Arte e Cultura, da Universidade de Brasília, vem com uma edição especialmente concentrada em atrações do continente africano e da América Latina. São 20 espetáculos de teatro e dança e sete shows musicais que prometem agitar as noites frias da capital brasileira, trazendo estrelas da cena cultural internacional, como o beninense Koffi Kôkô, a cubana Yusa, a argentina Lola Arias. O Cena Contemporânea tem direção e curadoria de Guilherme Reis e o patrocínio da Petrobras, Caixa, Centro Cultural Banco do Brasil e Fundo de Apoio à Cultura/GDF.
Durante 13 dias, serão ocupados alguns dos principais espaços culturais de Brasília: Sala Martins Penna do Teatro Nacional, Teatros I e II do CCBB, Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural da Funarte, Teatro Eva Herz da Livraria Cultura e Teatro Goldoni. Grandes shows tomarão a Praça do Museu Nacional da República, em shows ao ar livre, trazendo o som de grupos como o colombiano Puerto Candelária e último show do projeto Todos os Sons. E encontros internacionais reunirão em Brasília
A programação inclui ainda atividades paralelas como encontros, oficinas e conversas com os artistas. Dentre eles, destaque para o Segundo Encuentro Internacional Cultura de Red, que pretende discutir gestão de redes e cooperação cultural na Ibero América, entre 23 e 25 de julho, contando com representantes de várias nações e experiências. E a parceria do evento com o projeto Latinidades – Festival da Mulher Afro LatinoAmericana e Caribenha, que vai proporcionar shows gratuitos com o grupo belga Zap Mama, o rapper GOG e a cantora/compositora paraense Gaby Amarantos.
O Festival também oferece promoções para a compra de ingressos. Clientes e funcionários do Banco do Brasil, clientes com Cartão Petrobras e assinantes do jornal Correio Braziliense têm desconto e pagam meia-entrada na compra de até dois ingressos. Estudantes e maiores de 60 anos de idade pagam meia-entrada sempre, mediante apresentação de documento.
Internacionais – Vindos de países com realidades distintas, como México, Espanha e África do Sul, os espetáculos internacionais que integram a grade do Cena Contemporânea apresentam um elemento em comum: não estão dispostos a fazer concessões. Todos eles, sem exceção, não se furtam a tocar em feridas ainda abertas para chamar a atenção, provocar a reflexão, mudar o estado das coisas. E a grande maioria parte da vivência pessoal de intérpretes e/ou criadores para conceber a narrativa.
A começar por Mi Vida Después, da argentina Lola Arias, que vai buscar na história recente de seu país relatos bem diversos da vivência sob uma ditadura militar. O mesmo tema está na essência de Villa y Discurso, do chileno Guillermo Calderón, que oferece dois espetáculos num só: no primeiro uma discussão sobre o que fazer com o prédio que abrigou o principal centro de tortura e extermínio da ditadura Pinochet; no segundo, um fictício discurso de despedida da ex-presidenta Michelle Bachelet, ela mesma perseguida e torturada, tentando entender por que não havia conseguido implementar seus planos de justiça social num mundo dominado pelo livre mercado.
Os espetáculos utilizam temas contundentes para tentar compreender a realidade contemporânea, colocam a poesia a serviço da reflexão. É assim com EnOtra Parte, da Colômbia, que apresenta experiências de isolamento, inspiradas na vida dos intérpretes, vários deles vivendo fora de seu país de origem. Em Every year, every Day, I’m walking, da África do Sul, estão casos reais de crianças e jovens que perderam pais e casas, vítimas brutais das guerras no continente africano, e tentam recomeçar a vida. El rumor Del Incendio, do México, recupera a trajetória dos movimentos de guerrilha e revoltas sociais que surgiram no país na década de 1960, a partir da história da socióloga Margarita Urías Hermosillo, para falar de uma juventude que não se deixa embrutecer nem se alienar. Apple Love aborda o amor nos tempos atuais e a busca do amor ideal. E Outra Frequência – Audio-performance para dois convida o público a participar de um jogo curioso que rompe as fronteiras entre ator e espectador.
A programação internacional de teatro e dança atinge seu clímax com o mestre Koffi Kôkô, do Benin e uma obra que fica no limite entre a dança ritual e a dança contemporânea, mostrando que tudo tem dois lados, que não há bem sem mal, vida sem morte. Koffi Kôkô apresenta seu La Beauté du Diable, nos três últimos dias do festival.
Nacionais – Espetáculos que receberam alguns dos principais prêmios da cena brasileira estão na programação do Cena Contemporânea . Será possível conferir o potente trabalho de Dani Barros, Prêmio Shell de Melhor Atriz, em Estamira, adaptação do documentário de Marcos Prado sobre uma singular catadora de lixo. O paulista Nelson Baskerville traz seu Grupo Mungunzá em dose dupla, com Por que a criança cozinha na polenta, um emocionante relato sobre a vida da autora romena Aglaja Veteranyi e o consagrado Luis Antonio – Gabriela, um espetáculo impactante que fala de homossexualidade e homofobia, que foi indicado a cinco categorias do Prêmio Shell (rendendo o de melhor direção para Baskerville) e recebeu o APCA de melhor espetáculo.
Da cena brasileira ainda estão O corpo é a mídia da dança? - Outras Partes, do mineiro Vanilton Lakka, um intrigante trabalho que mescla dança de rua e dança contemporânea; Trabalhos de Amores Quase Perdidos, do carioca Pedro Brício, que aborda a crise dos 30 e a incomunicabilidade nas relações contemporâneas; e (Des)conhecidos, do paulista Igor Angelkorte, que investiga as relações afetivas em tempos virtuais.
Música – O Cena Contemporânea reservou as noites da segunda semana de festival para oferecer cinco grandes shows ao ar livre, na Praça do Museu Nacional da República. Três deles acontecem em parceria com o projeto Latinidades – Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, que visa divulgar o histórico de luta da mulher negra no continente. A temporada de shows CENA-Latinidades abre no dia 25 de julho, com o grupo belga Zap Mama, liderado pela congolesa Marie Daulne, que consegue misturar, com grande talento, a música africana tradicional ao Hip Hop e ao R&B. No dia seguinte, é a vez do consagrado rapper brasiliense GOG tomar o palco para apresentar seu novo trabalho. E a parceria garantirá ainda a presença da paraense Gaby Amarantos, fenômeno da música popular brasileira atual, maior nome do tecnobrega, em show no dia 28 de julho.
O evento ainda irá promover o primeiro show em Brasília do grupo colombiano Puerto Candelária, que desenvolve um trabalho curioso de mesclar ritmos latinos ao jazz contemporâneo, no dia 27 de julho. E, em parceria com o projeto Todos os Sons, o encerramento do festival em grande estilo, no dia 29 de julho, com um show reunindo a banda Marakamundi, a cantora Ellen Oléria, ambos de Brasília, e a cubana Yusa, sensação da música pop internacional, em grande apresentação, marcada para começar às 17h.

No comments: