Friday, July 06, 2012

MinC e FBN detalham novos investimentos

 

Ações buscam aproveitar momento favorável à cultura brasileira no exterior


Brasília – As políticas públicas que estabelecem programas voltados à difusão e à ampliação da literatura brasileira no exterior serão apresentadas amanhã em um evento promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Biblioteca Nacional (FBN) na 10ª Flip – Festa Literária Internacional de Parati.

O anúncio dos programas foi feito ontem, durante a festa em Parati, pelo secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, e pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim.
Os investimentos estão escalonados ano a ano, são divididos em projetos, chegam a R$76 milhões até 2020 e compõem a segunda etapa do Programa de Internacionalização do Livro e da Literatura Brasileira. O montante poderá ser conhecido de forma detalhada na exposição organizada pelo MinC e FBN.

Nas planilhas, estão discriminados os valores dos aportes financeiros tanto à participação do país em eventos considerados estratégicos como ao apoio à tradução e à publicação de autores brasileiros, além de outras bolsas específicas.

Ampliação do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior; Programa de Apoio à Publicação de Autores Brasileiros na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil; e o Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior são os quatro eixos principais dessa segunda etapa.

Conjuntura internacional favorável

Vitor Ortiz afima que essas ações pretendem aproveitar a atual conjuntura internacional, favorável ao Brasil, e “abrir espaço” para a literatura e a cultura brasileira no exterior.

“Percebemos que existe uma demanda pelo acesso à cultura brasileira, somos convidados a participar das principais feiras de que estão ocorrendo no mundo. O governo brasileiro está capitalizando esse momento”, explica.

Os programas estão a cargo do Centro Internacional do Livro, órgão vinculado à FBN e ao MinC. Criado em junho, o centro tem orçamento próprio e atuará em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A apresentação será feita pelo presidente da FBN, Galeno Amorim. Participam o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Newton Lima (PT/SP), e a presidenta da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa.

Os investimentos fazem parte de uma estratégia governamental de longo prazo, desenvolvida pelo Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional, que pretende elevar o país ao patamar das nações avançadas no campo das políticas públicas de difusão e promoção da leitura, do livro e de escritores.

Serviço:
Apresentação das novas políticas públicas para a promoção do livro e da literatura brasileira no exterior
Local: Casa da Cultura de Parati
Endereço: Rua Dona Geralda, 177 – Centro Histórico
Dia: 6 de julho
Horário: 11h
(Texto: Marcelo Leal, Ascom/MinC)
(Foto: André Melo)

No comments: