Tuesday, October 30, 2012

Sebinho promove evento gratuito em homenagem a Carlos Drummond de Andrade


 
Mariana Moreira
Publicação: 30/10/2012 09:28

No ano passado, o Sebinho, loja para bibliófilos localizada na quadra 406 Norte, inaugurou sua sessão de efemérides literárias, com o Bloomsday, data mundial dedicada à obra de James Joyce (16 de junho). Em seguida, o homenageado foi Carlos Drummond de Andrade, pelo lugar cativo que ocupa entre as preferências literárias da dona da loja, Cida Caldas. “Queríamos usar a mesma ideia para prestar tributo a autores brasileiros e, para mim, ele é o poeta maior”, destaca ela. Diante do sucesso, a fórmula poética ganhará nova edição. Das 8h30 às 20h30 de amanhã, uma sucessão de eventos gratuitos, batizado de Dia D, irá intervir no ambiente da livraria. Delicadezas para agradar aos olhos, ouvidos e até mesmo paladares dos leitores.

A programação, gratuita, terá início com uma novidade. “O Banco do Brasil nos cedeu uma exposição, que será montada dentro da loja, entre 8h30 e 20h”, conta Cida. A mostra Drummond, testemunho da experiência humana, reúne painéis, fotos, informações, trechos de obras e quadros de pintores consagrados. O material é apresentado em ordem cronológica. O catálogo da exposição também será distribuído.
 
Às 8h30 e às 17h, haverá a exibição do filme Consideração do poema, panorama da obra poética de Drummond, na interpretação de Chico Buarque, Caetano Veloso, Marília Pêra, Milton Hatoum e Adriana Calcanhotto, entre outros. Também o documentário Testemunho da experiência humana, será exibido às 18h. Dirigido por Maria de Andrade, o filme esmiúça a biografia do poeta, lançando um olhar sobre os estilos literários que o influenciaram e gêneros de escrita. Críticos literários e poetas também surgem na tela.

Os professores Alexandre Pilati, um dos principais estudiosos sobre a obra de Drummond no país, fará uma palestra para os presentes. A partir das 19h, ele estará na companhia da também acadêmica Germana Henriques Pereira de Sousa, que falará sobre a influência do homenageado na literatura estrangeira. O ciclo de tributos se encerrará com uma cena de 15 minutos, adaptada e encenada pelo ator Adeilton Lima, baseada no poema Caso do vestido. Durante o almoço e o jantar, o bistrô que funciona dentro da casa servirá um cardápio caprichado em influências mineiras.
 
 

No comments: