Monday, October 29, 2012

Série de palestras de Ex-Bolsistas da Alemanha


Cultura, Arte, Sociedade e Ciência – Novas Visões

Segundo o conceito de Alexander von Humboldt, viajante da América Latina e colecionador experiências e resultados científicos e acadêmicos, era de suma importância divulgar seus conhecimentos para uma comunidade maior. Ele decidiu de comunicar os seus resultados de pesquisa para um grande público que não necessariamente precisava de uma formação acadêmica. Essas palestras proferidas sob o título “Kosmos”, posteriormente publicadas em forma de livro, deveriam mostrar o mundo material e divulgar idéias. A obra, o “Kosmos” faz parte do cânone da civilização européia, como dizem os organizadores da edição recente, Prof. Dr. Ottmar Ette da Universität Potsdam e Prof. Dr. Oliver Lubrich da Freie Universität Berlin.

Seguindo essa intenção de tornar acessíveis os conhecimentos acadêmicos e de vivência em terras alheias, a Casa de Cultura Alemã convidou os ex-bolsistas do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico que moram em Fortaleza de proferir uma palestra numa série intitulada “Cultura, Arte, Sociedade e Ciência – Novas Visões”.

Temos agora o grande prazer de compartilhar a rica experiência que foi adquirida por todos aqueles que tiveram a coragem de se arriscar para uma caminhada no limiar das duas culturas, ou sendo a alemã e a brasileira. Sabemos que aquele que vai passar uma temporada fora do próprio país muda no sentido pessoal e profissional adquirindo um diferencial dos demais que não tiveram a mesma oportunidade.  Também essa experiência de pesquisa na Alemanha certamente influenciou a compreensão e visão sobre a própria disciplina. Valorizamos a experiência e estamos muito felizes em poder oferecer um diálogo entre o Brasil e a Alemanha na ocasião dos eventos comemorando os 50 anos da Casa de Cultura Alemã no Ceará.

Segundo Alexander von Humboldt, um bom acadêmico é aquele que é capaz de não só falar sobre o seu trabalho para um público acadêmico da sua área, mas também para um público mais amplo e contribuir desta forma para divulgar conhecimentos e educação.

Tivemos a grande sorte de poder reunir temas das mais variadas áreas que tem em comum a reflexão de assuntos que tocam tanto os brasileiros quanto os alemães.

29.10.2012     
Prof. Dr. Vitor Duarte: A ascensão do tonalismo com Bach, o tonalismo de choques de temas com Beethoven, a quebra da tonalidade com Wagner e Schoenberg

Apresentação: Profa. Dra. Ute Hermanns

05.11.2012     
Profa. Dr. Irenisia de Oliveira: “A volta para Casa em Franz Kafka e Uwe Hübner: Estranhamentos”

Apresentação: Profa. Dra. Ute Hermanns
 
12.11.2012
Prof. Dr. Paulo Albuquerque: “Os estudos de Direito na Alemanha”

19.11.2012
Prof. Dr. Renato Pequeno: “Desigualdades sócio-espaciais e condições de moradia em Fortaleza”

26.11.2012
Prof. Dr. Paulo César Marques de Carvalho: “Uso de fontes sustentáveis de energia: A experiência alemã e brasileira”

03.12.2012
Profa. Dra. Maria Tereza Callado: “Onde se revela um mito da política? Reflexões sobre o conceito de estado de exceção em Walter Benjamin”
Apresentação: Prof. Dr. Eduardo Triandópolis, UECE

10.12.2012
Prof. Dr. João Martins: “O coração e a Alemanha”

Data:               29 de outubro de 2012  até 10 de dezembro de 2012
Horário:          segunda-feira, 19:00 h
Local:             Vila das Artes, Rua 24 de Maio 1221, Centro, Fortaleza CEP 60020-001

No comments: