Friday, November 23, 2012

Gestão de Reservatórios de Hidrelétricas


Gestão de reservatórios em foco

Existem, atualmente, mais de 400 reservatórios de hidrelétricas em operação no Brasil, cerca de 150 deles com potência instalada superior a 30MW. "A maioria desses reservatórios apresenta problemas de eutrofização, de assoreamento (que causam perda significativa do volume útil), de ocupação marginal por vetores de crescimento urbano e de restrições hidráulicas operacionais decorrentes de usos múltiplos da água", explicam os organizadores do livro Gestão de Reservatórios de Hidrelétricas, Fernando Campagnoli e Noris Costa Diniz. Discutir a gestão dos reservatórios é, portanto, tema fundamental em um País que orgulha-se de sua matriz energética.

Em dez artigos técnico-científicos, este lançamento da editora Oficina de Textos com apoio da Eletrobras Eletronorte aborda temas como erosão e desertificação, políticas de pesca e aquicultura, recuperação florestal de margens e diversos outros, discutidos por pesquisadores de diferentes instituições, alguns deles com passagens pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pelo Instituto Brasileiro Ambiental (Ibram) ou por Ministério como Minas e Energia (MME) e Pesca e Aquicultura (MPA).

Costurando as diversas visões sobre gestão de reservatórios apresentadas na obra há duas premissas amplamente compartilhadas. Uma delas é de que essa gestão deve ser entendida não apenas como uma obrigação do concessionário de geração e de atividades de fiscalização da Aneel, mas "como um instrumento de inserção e integração social, de que fazem parte diversos atores, como municípios, estados, órgãos ambientais competentes e comitês de bacia hidrográfica", como explica Fernando Campagnoli. A outra é de que a gestão dos usos múltiplos desses reservatórios pode ser uma solução que motive e fortaleça sua relevância para o desenvolvimento regional sustentável, especialmente nas áreas de entorno.

Sobre os organizadores: Fernando Campagnoli atua como especialista em Regulação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é diretor de Produtos do Sistema de Proteção da Amazônia, do Ministério da Defesa, desenvolvendo programas e projetos em políticas públicas territoriais, na Amazônia Legal e na gestão de reservatórios de hidrelétricas no Brasil. É doutor em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP e pós-doutor pelo Instituto Internacional de Ecologia.

Noris Costa Diniz é professora da Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Coordena a Comissão de Meio Ambiente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e é a representante brasileira do CBDB no ICOLD - Environmental Committee. Já trabalhou no Instutito de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), onde implantou e chefiou o Laboratório de Cartografia Geotécnica; também foi assessora da Aneel e diretora no Ministério de Minas e Energia (MME).

Serviço
Título: Gestão de Reservatórios de Hidrelétricas
Organizadores: Fernando Campagnoli e Noris Costa Diniz
Editora: Oficina de Textos
N. de páginas: 192
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 65,00
ISBN: 978-85-7975-037-3


No comments: