Tuesday, January 15, 2013

Poemas de Marcos Freitas, na Stéphanos: Enciclopédia virtual da poesia lusófona contemporânea



NA TARDE QUE SE AVIZINHA


sejamos eternos, querida,

mesmo na plenitude de nossa ira.

chega de nossos discursos prontos,

não suportamos mais esperar o fim do verão.

estranhamos, em silêncio, conselhos dos mais velhos.

tentamos, inutilmente, reler os jornais passados;

o que buscamos nas páginas surradas?

a paisagem se adensa na geografia das ruas

de nossa cidade desconhecida.

mergulhemos no assombro de nosso desejo;

é sempre possível a palavra mais pura e límpida, querida,

mesmo fora de nosso dicionário.

o cheiro do feijão, em panela de ferro,

reacende o fogo de lenha da imaginação: o relógio da manhã.

herdeiros de nossa própria memória,

divisamos a rua de nossa fraqueza e ausência, na tarde que se avizinha.

o leito seco do rio aguarda a estação chuvosa nas cabeceiras;

depositemos, pois, iguarias e provisões na vazante de nossas horas.

sejamos eternos, querida,

mesmo na finitude de nosso dia.


NENHUMA CARTA EM MEU NOME


de soslaio

a memória de teu rosto

cravado na rocha da ausência: fotografia.

o vento quente sopra a cor do esquecimento:

sombria melancolia do dia-a-dia.

tentei entender teu nome e nossos minutos

como se houvera fruta na fruteira

de minha existência.

o domingo desabitado fareja o ronco do motor

de meu carro empoeirado.

nada, nada além de silêncio e pó.

há mais de um ano, nenhuma carta em meu nome.


MINHA SENHORA


não trago na sacola,
esmola.
trago apenas poesia, minha senhora.

não trago no corpo,
estorvo.
trago apenas magia, minha senhora.

não trago na voz,
algo feroz,
trago apenas cantoria, minha senhora.

não trago na mão,
flores.
trago apenas amores, minha senhora.

não trago no olho,
maldade.
trago apenas saudade, minha senhora.

não trago na vida,
glórias.
trago apenas memórias, minha
senhora.

Poemas de Marcos Freitas, na Stéphanos: Enciclopédia virtual da poesia lusófona contemporânea

http://www.olegalmeida.com/page_25.html



No comments: