Thursday, March 21, 2013

A seca no Oriente Médio consumiu um Mar Morto em 6 anos


Na semana passada, publicamos um post mostrando como o Crescente Fértil, o berço da civilização no Oriente Médio, está secando. Uma nova pesquisa feita pela Nasa, agência espacial americana, mostra as dimensões dessa crise hídrica em uma região já inflamável por razões políticas e religiosas.
A imagem acima mostra a variação na oferta de água nas bacias dos rios Tigre e Eufrates entre janeiro de 2003 e julho de 2008. As áreas em vermelho perderam 150 ou mais milímetros de água na superfície em média. As em amarelo perderam de 100 milímetros a 50 milímetros. As áreas que acumularam mais água deveriam estar em tons de verde ou azul. Mas elas não existem na região demarcada.
Durante esse período, a região perdeu 144 quilômetros cúbicos de água. É quase o que cabe no Mar Morto. Isso afeta diretamente a Turquia, a Síria, o Iraque e o Irã.
(Alexandre Mansur)
 
Fonte: Amazonia Informa.
http://www.amazoniainforma.org/2013/03/a-seca-no-oriente-medio-consumiu-um-mar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+AmazoniaInforma+%28AMAZ%C3%94NIA+INFORMA%29#!/2013/03/a-seca-no-oriente-medio-consumiu-um-mar.html
 
 
 

No comments: