Monday, March 18, 2013

Audiência pública abrirá na terça ciclo de discussões sobre mudanças climáticas


18/03/2013 - 09h11

Divulgação/ABR
Meio Ambiente - Queimada e desmatamento - Dematamento
Participação do desmatamento no lançamento de poluentes na atmosfera é expressiva no Brasil.
 
A abertura dos trabalhos da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) em 2013 será marcada pela realização, nesta terça-feira (19), às 11h, de audiência pública em comemoração do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O tema foi sugerido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e dá início ao ciclo de audiências públicas previsto no plano de trabalho elaborado pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA) - relator da comissão.

No encontro, será debatido o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil na Rio+20, os projetos de conscientização da população sobre as mudanças climáticas, e o papel das escolas e dos programas educacionais na busca da sustentabilidade ambiental. Foram convidados para o debate o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sergio de Melo Diniz, o secretário executivo da Agência de Notícias dos Direitos das Crianças, Veet Vivarta; e o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis -WWF-Brasil, Fábio Cedrin Gama Alves.
Adaptação
Ao apresentar a versão final do plano de trabalho da comissão, Sarney Filho ressaltou as duas vertentes que sustentam sua proposta. Em primeiro lugar, mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, que, segundo observou, já influenciam os modos de produção e vida dos brasileiros. O domínio sobre esta variável é importante, acrescentou em seguida, para formatação das políticas públicas de prevenção e combate a desastres naturais.

A outra vertente está focada no controle da emissão de gases do efeito estufa. Ao comentar a questão, Sarney Filho assinalou a particularidade do Brasil em relação a outros países, caracterizada pela participação expressiva do desmatamento no lançamento de poluentes na atmosfera.

Legisladores
Por sugestão da presidente da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), deverá ser realizado um seminário nacional de legisladores, entre outubro e novembro deste ano, em Brasília, onde serão analisadas as políticas de enfrentamento das mudanças climáticas. Conforme explicou, o evento será preparatório para a participação de membros da Comissão de Mudanças Climáticas na 19ª Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, agendada para o período de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.

A audiência pública será realizada no Plenário 13 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado.
Da Redação MM/ com informações da Agência Senado
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

No comments: