Wednesday, March 20, 2013

Dia Mundial da Água - 22 de março



  • Notícias
  • 11/10/2010 09:00:00- Cidade

    Marcos Freitas lançou duas obras na Academia de Letras
    clique para ampliar

    Marcos Freitas lançamento aconteceu na sede da Academia de Letras



    Conhecer as causas técnicas que provocam estiagem na região Nordeste e seus impactos na sociedade foi o que levou o engenheiro civil Marcos Freitas a escrever dois livros abordando ambas as temáticas: "Que venha a seca - Modelos para gestão de recursos hídricos em regiões semi-áridas" e "A regulação dos recursos hídricos". O escritor é piauiense, mas mora em Brasília, há nove anos. Escolheu a Academia Piauiense de Letras- APL para fazer o lançamento de suas obras por estar familiarizado com o local e por guardar boas recordações. O evento aconteceu no sábado (7) e contou com a participação de acadêmicos, familiares e a sociedade interessada.
    Na primeira obra citada, Marcos Freitas delineia os aspectos físicos da seca no Nordeste e aponta suas características. Menciona quais fatores climáticos agem sobre a região e suas conseqüências. Ele diz que o monitoramento do espaço nos períodos de maior estiagem tanto no presente quanto no passado, valendo-se de dados coletados em anos anteriores para dar a dimensão do problema e o porquê da falta d'água.
    "Todos os anos a mídia noticia que vivemos a pior seca dos últimos anos. Isso porque os incômodos que a temperatura elevada traz e a falta de chuva nos incomoda e nos faz ter esta sensação. Mas quais fenômenos justificam os incômodos? Quais parâmetros são usados para tais afirmações?", indaga o escritor. Em seu livro Marcos aprecia pontos como tipos de seca, sua duração, intensidade e severidade e os conflitos que a estiagem pode desencadear e levanta soluções para o assunto.
    Já na segunda obra - "A regulação dos recursos hídricos"- há uma explanação não técnica, mas de cunho mais social. Tem como objetivo discutir o modelo de gestão da água com ênfase nos aspectos de regulação e de controle social. Levou em consideração a gestão participativa dos recursos hídricos, envolvendo a relação do Estado e da esfera pública no âmbito dos comitês de bacias hidrográficas e agências de água.
     

    No comments: