Friday, March 08, 2013

Piauiense concorre a vaga na Academia Brasileira de Letras

 

Diego Mendes é o mais jovem candidato na história da ABL

Diego autografa livros no Rio
publicidade

Piauiense de Parnaíba, o escritor e jornalista Diego Mendes Sousa é candidato à vaga deixada pelo poeta Lêdo Ivo na Academia Brasileira de Letras (ABL), com sede no Rio de Janeiro. Aos vinte e três anos, Diego é o mais jovem escritor a tentar uma vaga na Casa de Machado de Assis.

Diego acredita que candidatar-se à ABL é uma forma de dar visibilidade à poesia. "Minha pretensão é dar visibilidade à poesia dentro da própria ABL. Além disso desejo o que todos os escritores almejam, a glória literária.
Em correspondência, Lêdo Ivo, falecido em dezembro do ano passado, elogia a poesia do parnaibano. "A poesia de Diego Mendes Sousa se levanta como um jorro matinal, um arrebatamento lírico nutrido pelos instantes estilhaçados de um dia explosivo", afirma.

Sobre o dom da poesia, que Diego carrega e que comemora em 2013 dez anos de produção, o autor revela que é uma coisa que vem com o nascimento. "A gente nasce com esse dom e com o tempo vai amadurecendo isso e adquirindo uma visão mais ampla e mais criteriosa", afirma.

Diego escreve poesias desde os treze anos de idade e lançou seu primeiro livro, "Divagações", aos 16, através do qual foi convidado a participar da Bienal Internacional de Poesia.

Em 2009 o poeta foi agraciado com o prêmio Olegário Mariano, da ABL, com o livro "Metafísica do Encanto", o melhor de poesia daquele ano.

Diego acumula em sua produção seis livros de poesia individuais, sete livros compartilhados com outros autores e duas antologias internacionais em que tem poemas.

Fonte: http://www.portalodia.com/noticias/piaui/piauiense-concorre-a-vaga-na-academia-brasileira-de-letras-164975.html
 

No comments: