Thursday, April 18, 2013

Chamada de projetos para o Cerrado - FNDF e Fundo Clima

Aberta chamada para apoiar empreendimentos comunitários no Cerrado
Serviço Florestal Brasileiro e o Ministério do Meio Ambiente lançaram chamada que oferecerá assistência técnica para associações e cooperativas que produzam produtos florestais não madeireiros
            O Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e o Fundo Clima, geridos respectivamente pelo Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente, abriram em conjunto uma chamada de projetos para o Cerrado que vai apoiar empreendimentos liderados por comunidades que trabalhem com produtos não madeireiros desse bioma. O prazo para os interessados se candidatarem vai até 26 de maio.
            Será oferecida assistência técnica de até 600 horas em gestão de empreendimentos comunitários, manejo de pequi, buriti, baru, mangaba e coquinho-azedo, e também sobre beneficiamento e acesso a mercados. A chamada é voltada a associações e cooperativas localizadas no Distrito Federal, Goiás e no norte e no noroeste de Minas Gerais. 
O gerente de Capacitação e Fomento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), João Paulo Sotero, afirma que “embora a demanda para apoio ao uso sustentável do Cerrado envolva todo o bioma, esta primeira chamada foca um território importante, entretanto, outras chamadas poderão ser elaboradas contemplando outras regiões do Cerrado”.
            Segundo a gerente substituta de Florestas Comunitárias do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Sandra Afonso, a iniciativa foi motivada pelo fato de a produção não madeireira no Cerrado se mostrar uma importante estratégia de desenvolvimento para comunidades locais e de conservação do bioma. E, em paralelo, de grupos comunitários apresentarem, em muitos casos, dificuldades para planejar suas atividades.
            “Esperamos contribuir para uma gestão comunitária que valorize o ativo florestal e fortaleça a sustentabilidade das ações de desenvolvimento regional, uma vez que organizações bem geridas terão melhores condições de continuar ou ampliar as atividades desenvolvidas junto à floresta”, afirma.  
           A classificação dos projetos levará em conta seis critérios, entre eles, a localização do empreendimento em área do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), a quantidade de produtos florestais comercializados, produzidos ou beneficiados, e o percentual de mulheres entre os membros da organização comunitária.
           O coordenador do FNDF, Fábio Chicuta, destaca que a forma de operação do FNDF é diferenciada e que não envolve repasse de recursos. Desta forma, a chamada de projetos visa conhecer a demanda pela assistência técnica e selecionar os projetos. “Em seguida, o SFB abre licitações públicas para selecionar instituições especializadas para prestar tais serviços”, diz.

           
No conjunto de chamadas lançadas pelo FNDF e Fundo Clima para Amazônia em Cerrado serão aplicados, em 2013, R$ 2 milhões.
            Mais informações sobre a Chamada Pública pode ser obtida no sítio <www.florestal.gov.br/extensao-e-fomento-florestal/fundo-nacional-do-desenvolvimento-florestal/fundo-nacional-de-desenvolvimento-florestal>.

No comments: