Tuesday, March 18, 2014

A Arte que permanece - acervo Francisco Chagas Freitas de arte alemã


Exposição de artes plásticas
21/3/ - 10/5/2014
Setor Comercial Sul, Qd. 4, Bl A, nº 256 - Asa Sul, Brasília DF
ENTRADA FRANCA
(61) 3213-5076
museu@correios.com.br


A Arte que Permanece

No ano do aniversário de 25 anos da Queda do Muro, esta exposição de artistas da antiga República Democrática Alemã chega à Brasília.
A exposição “A Arte que Permanece” levará ao Museu Nacional dos Correios arte produzida na Alemanha pós-guerra até a queda do muro de Berlim, entre 20 de março e 10 de maio. Um projeto de resgate histórico da arte da antiga República Democrática Alemã, fazendo parte da Temporada da Alemanha no Brasil.

A mostra é inedita no Brasil, e tem como ponto inicial o período pós-guerra alemão (1945) - quando o país ainda foi dividido em Alemanha Ocidental e Alemanha de Leste - e perdura até o período imediatamente posterior à unificação, com a queda do muro de Berlim (1989). A exposição está sob curadoria da historiadora de arte brasileira Tereza de Arruda, residente há 25 anos em Berlim.

O acervo pertenece à coleção pessoal do brasileiro Francisco Chagas Freitas – obras reunidas ao longo de sua trajetória no setor cultural da Embaixada do Brasil na antiga República Democrática Alemã. Serão expostas mais de 100 obras de 40 artistas, desde alemães a artistas brasileiros que vivenciaram o período do regime e da queda do regime socialista alemão.

Artistas participantes: Erika Stürmer-Alex, Carlito Carvalhosa, Klaus Dennhardt, Dalmir Ferreira, Alex Flemming, Jadir Freire, Eberhard Göschel, Moritz Götze, Bernd Hahn, Angela Hampel, Peter Herrmann, Veit Hofmann, Günther Hornig, Matthias Jackisch, Evelyn Krull, Andreas Küchler, Wolfgang KE Lehmann, Helge Leiberg, Gerda Lepke, Thomas Lohmann, Roberto Lúcio de Oliveira, Peter Makolies, Arnaldo de Melo, Michael Arantes Müller, Manfredo de Souzanetto, Cristina Pape, Osmar Pinheiro, Anton Paul-Kammerer, Stefan Plenkers, Neo Rauch, Hans Scheib, Wolfgang Scholz, Frank Seidel, José Spaniol, Max Uhlig, Enéas Valle, Falko Warmt, Jürgen Wenzel, Paulo Whitaker e Karla Woisnitza. As obras apresentadas na mostra são de técnicas distintas, contemplando pintura, gravura, desenho, fotografia e escultura.

A realização da exposição “A Arte que Permanece” em Brasília é uma parceria do Museu Nacional dos Correios sendo o patrocinador da mostra, com apoio da Embaixada da República Federal da Alemanha, do IFA (Instituto de Relações Internacionais) e do Goethe-Zentrum Brasília.

No comments: