Monday, April 28, 2014

Lêda Watson mantém sempre aberto o ateliê, onde recebe alunos

Os estudantes estão interessados nos segredos aprendidos em Paris

Nahima Maciel
Publicação: 28/04/2014 06:04

Desde 1975 Lêda empreende o compromisso de ensinar gravura a quem quer aprender (Janine Moraes/CB/D.A Press)
Desde 1975 Lêda empreende o compromisso de ensinar gravura a quem quer aprender

Gravura é coisa séria. Tão séria que o primeiro passo para conhecê-la é compreender o significado da palavra. Gravar é esculpir sobre uma superfície, e a artista Lêda Watson faz questão de explicar isso a quem visita seu ateliê, no Lago Sul. Ali, em uma salinha ligada à casa pelos fundos e de frente para um jardim cheio de plantas brasileiras, ela ensina que, para ser um gravador, é preciso ter paixão e ser obcecado pela técnica.

A artista é uma professora incansável. Desde 1975 ela empreende o compromisso de ensinar gravura a quem quer aprender. E para isso, ela garante, não é necessário nem sequer saber desenhar. A criatividade, segundo Lêda, é inerente a todo ser humano. E é por isso que o ateliê, há quase quatro décadas, está sempre cheio de alunos. “Eu tinha decidido, este ano, que não ia mais dar aulas”, ela conta, lembrando que pelo ateliê já passaram mais de 400 alunos. “Aí as pessoas me ligaram e não deu. Gravura, tem que começar fazendo. Não dá para teorizar.”

O atual grupo de alunos reflete bem a concepção que a professora faz questão de perpetuar. Newton Scheufler, Joana Passos, Adriana Marques, Helena de Lacerda e Helson Castro criaram o grupo Alucinados por gravura, uma página no Facebook para congregar os fanáticos pela prática e um possível título para uma futura exposição.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/04/28/interna_diversao_arte,424956/leda-watson-mantem-sempre-aberto-o-atelie-onde-recebe-alunos.shtml

No comments: