Monday, August 04, 2014

Sesc realiza sarau em homenagem ao poeta Americano do Brasil


O palco do Teatro Sesc Garagem receberá nesta segunda-feira (4), às 20h, o Sarau Construtores de Brasília: um tributo ao poeta Americano do Brasil. O evento promove uma homenagem a um dos personagens que colaborou na legislação da construção da capital federal. O recital é uma parceria entre o Sesc e a Câmara dos Deputados e já está em sua 60ª edição. No dia, haverá também a presença da cantora Célia Rabelo interpretando músicas que remetem à história da cidade.

Segundo a assessora institucional do Sesc-DF, Penha Barrozo, após o levantamento histórico para a mostra Construtores de Brasília foi encontrado um livro com poemas de Americano do Brasil. “Para celebrar a realização da exposição, decidimos prestar uma homenagem a um dos homens que participou do sonho da construção de Brasília. Por isso, vamos realizar a declamação de poesias descobertas em um livro de autoria do legislador”, revelou.

O coordenador do Núcleo de Literatura do Centro Cultural da Câmara dos Deputados, Marco Antunes, conta a importância da parceria com o Sesc de uma década na realização de saraus. “O recital, além de marcar as 60 edições do evento, é uma maneira de prestar um tributo a alguém fundamental para a história de Brasília. Teremos ainda a apresentação de músicas que fazem parte da capital, como canções da banda Legião Urbana. Com a parceria do Sesc foi possível tornar realidade tantas edições”, afirma.

Para a psicóloga e sobrinha do poeta, Vilma Americano do Brasil, a lembrança representa uma valorização de quem fez parte da história do País. “É uma grande satisfação saber da realização da homenagem, representa uma sensibilidade do Sesc. Será mais uma maneira de que as novas gerações conheçam um dos personagens que promoveu o desenvolvimento do Brasil. Toda a família está muito grata com o reconhecimento”, agradeceu.

A apresentação ocorrerá na unidade do Sesc na 913 Sul. Para garantir o seu lugar no sarau, é necessário que os interessados enviem um e-mail solicitando a reserva com o nome  e de seus convidados para: nucleodeliteratura@camara.leg.br ou literaturadecamara@uol.com.br. O local é sujeito à lotação.  A entrada é franca e a classificação indicativa é livre.

Homenageado – Antonio Americano do Brasil, mais conhecido como Americano do Brasil, nasceu no estado de Goiás, foi professor, militar, médico, escritor, jornalista, historiador, secretário do Interior e de Justiça de Goiás, além de deputado pelo Estado. Foi responsável por apresentar a proposta, em 1921, que determinava que a pedra fundamental da capital fosse lançada no Planalto Central de Goiás. Americano também foi responsável por determinar que o governo administrasse a região demarcada. Em 1922, realizou outra proposta que autorizava o Poder Executivo a abrir concorrência pública para a construção da nova capital da República.

Sarau Americano do BrasilDia: 4/8 (segunda-feira)Hora: 20hLocal: Teatro Sesc Garagem (913 Sul)Classificação: livreReservas: nucleodeliteratura@camara.leg.br ou literaturadecamara@uol.com.brSujeito à lotaçãoEntrada franca

http://sesc.sistemafecomerciodf.com.br/portal/index.php/913-sul/3275-sesc-realiza-sarau-em-homenagem-ao-poeta-americano-do-brasil- 

No comments: