Friday, November 28, 2014

Leve um Livro distribui poesia contemporânea em dez locais




Projeto será lançado hoje, no Sesc Palladium, com sarau e performance do poeta carioca Chacal

O carioca Chacal é um dos escolhidos para a coleção de poesias

PUBLICADO EM 27/11/14 - 04h00
LYGIA CALIL

Levar a poesia contemporânea até um público que não está habituado ao universo literário é o objetivo da coleção “Leve um Livro”, que será lançada hoje no Sesc Palladium.
Iniciativa dos poetas Bruno Brum e Ana Elisa Ribeiro, o projeto reúne 24 autores e, mensalmente, será publicado um livro de um escritor de Belo Horizonte e outro de convidados de fora do Estado.
“Escolhemos autores que, juntos, possam formar um bom panorama da produção contemporânea. São estilos bem diferentes entre si, com poemas longos, curtos, visuais”, explica o editor Bruno Brum. Ainda assim, foram privilegiadas obras mais acessíveis, que não sejam tão herméticas.
Em formato de microantologias, os livros têm tiragem de 2.500 unidades. “Queremos apresentar uma amostra desses autores para quem não conhece. É um tipo de isca para despertar a curiosidade”, diz Brum.
A distribuição gratuita é uma das prerrogativas do trabalho e, até agora, foram escolhidos dez pontos onde os livros serão afixados em displays para quem quiser pegar. A intenção é que cheguem a 20 lugares espalhados pela capital, entre eles, a rodoviária e o Mercado Central (veja a lista completa no portal O TEMPO). Conforme forem lançados, os livros ficarão disponíveis para download no site leveumlivro.com.br.
Para a estreia do projeto, serão lançados os volumes: “Arquitetura de Interiores + 2”, de Ana Martins Marques, e “É proibido pisar na grama”, de Chacal. 
Não se tratam de escolhas aleatórias, segundo Brum. “A Ana é uma boa representante da nova geração de BH, tem recebido atenção, livros elogiados e prêmios. Já o Chacal vem de uma geração da poesia marginal, publica desde os anos 1970. De alguma forma, era uma coisa parecida com o que a gente está querendo fazer, do formato pequeno e distribuído em lugares diferentes. Encontramos esse diálogo com ele”, afirma o editor.
Para o evento de lançamento, será organizado um bate-papo com os editores, um sarau com os 12 poetas belo-horizontinos participantes da coleção e ainda uma performance do artista carioca Chacal.
Agenda
O quê. Lançamento do projeto Leve um Livro
Quando. Hoje, às 19h30
Onde. Teatro de Bolso Júlio Mackenzie (av. Augusto de Lima, 420, centro)
Quanto. Entrada franca

Fonte: http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/leve-um-livro-distribui-poesia-contempor%C3%A2nea-em-dez-locais-1.952974


No comments: