Monday, March 16, 2015

Coletivo de Poetas homenageia Thiago de Mello


            Há mais de dois anos sem promover saraus, o Coletivo de Poetas está de volta. Dia 20 de março o grupo homenageia o poeta, tradutor e ensaísta Thiago de Mello, no Empório Mineiro (CLN 104).

O poeta amazonense será tema de minipalestra sobre sua vida e sua obra e rodas de leituras de sua poesia. Poetas convidados: Alceu Brito Côrrea, Carla Andrade, José Edson dos Santos e Menezes y Morais. Músico convidado: Nonato Veras.


QUEM SÃO

ALCEU BRITO CÔRREA, engenheiro elétrico e poeta belorizontino. Publicou Epiciclo e Ekinox, de poesia. É coautor de Fincapé, com o Coletivo de Poetas, entre outras coletâneas. Colaborou com diversas antologias de contos e poesia, no Brasil, Portugal e na Itália. Alceu fará minipalestra sobre a vida e a obra de Thiago de Mello.

 
CARLA ANDRADE Bonifácio Gomes é mineira de Belo Horizonte. Atua como jornalista e poeta. Publicou Conjugação de Pingos de Chuva e Artesanato de Perguntas, ambos de poesia. É coautora da coletânea de poemas Fincapé, do Coletivo de Poetas.

JOSÉ EDSON DOS SANTOS: arte-educador, poeta e contista macapaense. Publicou Bolero em Noite Cinza e Ampulheta de Aedo, ambos de poesia; Loucura pouca é bobagem (contos e esquetes). Entre as coletâneas poéticas, Latitude Zero e Fincapé; de contos, Todas as gerações – o conto brasiliense contemporâneo.
 
MENEZES y MORAIS, jornalista, professor, historiador, escritor. Livros: Diário da Terra & Cenas da Cidade Sitiada; A Balada do Ser e do Tempo, O Rock da Massa Falida, poesia, entre outros. Por Favor, Dirija-se a Outro Guichê (teatro); O Suicídio da Mãe Terra (contos) e A Íris do Olho da Noite (romance). Também fará minipalestra sobre Thiago de Mello.  

NONATO VÉRAS. Nasceu em Tutóia (MA). Músico e poeta. Participou do Liga Tripa, Músicas-à-tentativa e Udigrudi entre outros. É percussionista na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional CS. Coautor de Fincapé, do Coletivo de Poetas. Gravou o CD Trakstykatum. Está fazendo um livro e um novo CD.

            THIAGO DE MELLO: nasceu a 31 Março de 1926 em Manaus (AM). É um dos mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura (1964-85) exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo.

SERVIÇO
O quê: Sarau do Coletivo de Poetas.
Quando: 20/3/2015. Horas: das 18h30 às 22h.
Onde: Empório Mineiro: CLN 104 Bloco B Loja 32 – fone: 3340.2283.
Couvert artístico: R$ 5 (cinco reais).

No comments: