Wednesday, June 24, 2015

Augusto de Campos recebe prêmio de poesia ‘Pablo Neruda’


Aos 84 anos, o poeta, tradutor, escritor e crítico musical é considerado um dos maiores artistas brasileiros

Foto: Luiza Sigulem
Foto: Luiza Sigulem

O poeta brasileiro Augusto de Campos recebeu, nesta terça-feira (23), o Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda 2015, informou o Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile. Pela sua conta no Twitter, o titular da pasta, Ernesto Ottone, fez o anúncio e parabenizou Augusto pela conquista.
Aos 84 anos, o poeta, tradutor, escritor e crítico musical é considerado um dos maiores artistas brasileiros. Ao lado de seu irmão, Haroldo, e de Décio Pignini, ele fundou o movimento conhecido como “Poesia Concreta” – uma produção de vanguarda que mistura a experiência do texto com a apresentação visual das palavras.
Em 1951, Campos publicou sua primeira obra Rei Menos o Reino, ainda quando estudava Direito em São Paulo. Na sequência, lançou ainda Poetamenos (1953), o Pop-cretos (1964), Poemóbiles (1974) e Caixa Preta (1975).. O Prêmio Ibero-Americano é entregue para os artistas de acordo com sua trajetória no mundo da poesia. Já foram vencedores de edições anteriores a cubana Reina María Rodríguez (2014), o chileno Óscar Hahn (2011) e o mexicano José Emilio Pacheco (2004).

Leia mais:
Oversoverbivocovisual – Entrevista com Augusto de Campos

No comments: