Thursday, January 28, 2016

1ª Edição do Chá com Letras



1ª Edição do Chá com Letras

A 1ª Edição do Chá com Letras será realizada na Embaixada da Índia, em Brasília, na próxima sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2016, às 15:00 horas. O evento tem como objetivo a integração entre Escritores e Poetas do Brasil e da Índia. É uma iniciativa proposta pelo poeta e diplomata Sr. Abhay Kumar, Vice-chefe da Missão. E conta com a organização do poeta brasileiro Marcos Freitas.

Poetas participantes: Marcos Freitas, Jorge Amâncio, Wélcio de Toledo, Fred Maia, Antonio Miranda e Abhay K.


SERVIÇO:
Embaixada da Índia
Endereço: SES 805, lote 24, Asa Sul, CEP 70452-901, Brasília-DF.
Telefone: (61) 3248-4006
Data e horário: sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2016, às 15:00 horas.


Marcos Freitas – Engenheiro e Poeta. Contista. Letrista. Filiado à Associação Nacional de Escritores - ANE e à União Brasileira de Escritores - UBE. Na área de literatura, publicou os livros: A Vida Sente a Si Mesma; A Terceira Margem Sem Rio; Moro do Lado de Dentro;  Quase um Dia; Na Curva de um Rio, Mungubas; Raia-me Fundo o Sonho Tua Fala; Marcos Freitas – Micro-Antologia; Staub und Schotter: der Wind des Frühlings und die Brise des Herbstes; Urdidura de Sonhos e Assombros, além de Inquietudes de Horas y Flores (Edição bilíngue - espanhol-português, 2011). 


Jorge Amâncio – Carioca, nasceu em 1953 e reside em Brasília desde 1976.  Licenciado em Física pela Universidade de Brasília, professor da Fundação Educacional do Distrito Federal, participante e ativista de movimentos sociais de luta contra o preconceito racial.  Começou a publicar seus textos poéticos no jornal Raça do M.N.U. (Movimento Negro Unificado), no início dos anos 80. Foi responsável, com Marcos Freitas, pela organização do evento Poemação – Sarau Videoliteromusical, no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília, de 2009 a 2012. Autor do livro Batom d´amor e morte pela Editora Thesaurus, em 2014.


Wélcio de Toledo – Filho de candangos foi batizado na igrejinha da Vila Planalto, onde nasceu em 1970. Formado em História, com mestrado em Educação pela Universidade de Brasilia.  É professor, poeta e atua em movimentos sociais e culturais do Distrito Federal, principalmente relacionados à identidade cultural, memória, literatura e artes em geral. Iniciou na militância cultural nos idos de oitenta, na efervescência do movimento punk escrevendo letras de música e manifestos anarquistas. Possui poemas na Coletânea Fincapé, do Coletivo de Poetas de Brasília. Em 2012, lançou o livro intitulado "Poemas, Visões e Outras Viagens" e em 2015, o livro Subversos.


Fred Maia – Piauiense de Oeiras, jornalista.  Poeta, letrista, intelectual que atua no cenário da alta formulação e administração das políticas públicas da cultura nacional. Nasceu no Piauí e agora vive em Brasília.  Como diz Chico César, “sempre com poesia e um sorriso no lábio...”. Publicou “Um Rock por Nada” (São Paulo: Ed. Arte Pau Brasil), “eupor” (São Paulo: Ed. Nômades); “Mais que Imperfeito” (Porto Alegre: Poema Editora, 2004) e o ensaio “Plínio Marques – a crônica dos que não têm voz” (São Paulo: Ed. Boitempo), em parceria com Vinicius Pinheiro e Javier Contreras. Assessor dos Ministros de Cultura, Gilberto Gil e Juca Ferreira.

Antonio Miranda – Antonio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense, nascido em 5 de agosto de 1940. Membro da Academia de Letras do Distrito Federal, foi colaborador de revistas e suplementos literários como o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil e também o La Nación (Buenos Aires, Argentina) e Imagen (Caracas, Venezuela).  Professor e ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países ibero-americanos. Também é consultor em planejamento e arquitetura de Bibliotecas e Centros de Documentação. Organizador e primeiro Diretor da Biblioteca Nacional de Brasília. Doutor em Ciência da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1987), fez mestrado em Biblioteconomia na Loughborough University of Technology, LUT, Inglaterra, 1975. Sua formação em Bibliotecologia é da Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela, 1970.
Prêmios e títulos: Representante da União Latina, no Brasil, por designação da entidade sediada em Paris e homologada pelo Itamaraty a partir de 2010.
Profesor Honorable, título outorgado pela Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru, em 2007, “por sus elevados méritos academicos y profesionales en su especialidad”.
Professor Emérito da Universidade de Brasília, 2015.
Membro Honorário da Sociedad de Bibliotecarios de Puerto Rico, 1991;
Sisson and Parker Prize na Loughborough University of Technology – Inglaterra, 1975;
Festival Latino-Americano de Teatro, Universidad de Puerto Rico, 1972; 
Festival Internacional de Teatro, Medellín, Colômbia, Municipalidad de Medellín, Antioquia, 1971;
Prêmio Viagem a Buenos Aires, Embaixada da Argentina, MAM - Museu Arte Moderna, Rio de Janeiro, 1962. 


Abhay K. Abhay Kumar/Abhay K (Hindiअभय कुमार) (born 1980) is an Indian poet-diplomatHis books include The Seduction of Delhi among others. His writings cover poetry, art, memoir, global democracy and digital diplomacy. He wrote the Earth Anthem and the South Asian Anthem spurring search for an official SAARC Anthem.

He received the SAARC Literary Award for his contribution to contemporary South Asian Poetry and nominated for the Pushcart Prize 2013. In 2011, he also received the Gov 2.0 award on behalf of the Public Diplomacy Division, Ministry of External Affairs. He has been featured as a nominee on the longlist of the Forbes India 100 Celebrity list and has been honoured with Asia-Pacific Excellence Award in 2014. His book The Seduction of Delhi was shortlisted for Muse India-Satish Verma Young Writer Award 2015. 

No comments: