Tuesday, August 01, 2017

Poemas Reunidos: (1969-2009), de Benedito Freita Filho - (Portuguese Edition) Kindle Edition




A Poesia de Benedito Freitas Filho é puro lirismo, de acento telúrico, onde a temática da justiça, do tempo, do destino, da vida, da morte, da solidão, do amor, desde seus primeiros poemas até os mais recentes, num percurso de quatro décadas. Temáticas universais. Sabedor de que a poesia não se faz apenas de palavras, mas de experiências, vivências e, sobretudo, invenção. São versos sem medida, livre, não obstante, em geral ritmados. Mostra-se um poeta no pleno domínio instrumental, com bom nível de realização formal. De uma riqueza imagística e preocupação místico-religiosa, inúmeras vezes.
Há nos poemas iniciais de Benedito Freitas Filho um apreço às formas tradicionais. Predomina o uso de maiúsculas no início dos versos. Aqui e ali, percebe-se o canto dos trovadores populares e dos trovadores provençais. Algo como um ressoar da Canção de Amor Cantar Eu Vim, do “artesanato furioso” de Arnaut Daniel.
Há ainda a se destacar na poesia de Benedito Freitas Filho, os hinos de louvor, ao sol, ao mar, à terra, à natureza. Poesia repleta de uma suave carga musical, melopedicamente construída. Quem sabe tenta ele responder a pergunta que fez Permínio Asfora, no prefácio de seu magnífico Fogo Verde, em 1951, diante da sombra mortal de uma terceira guerra mundial: “Que faz a literatura que não ajuda a erguer o homem dessa triste expectativa de se transformar em simples número de um exército de fantasmas?”.
Marcos Freitas, janeiro de 2013.

Poemas Reunidos: (1969-2009) (Portuguese Edition) Kindle Edition

by Benedito Freitas Filho (Author), Marcos Freitas (Illustrator), Marcos Freitas (Editor, Foreword)  

Product details

  • File Size: 1998 KB
  • Print Length: 165 pages
  • Publication Date: July 18, 2017
  • Sold by: Amazon Digital Services LLC
  • Language: Portuguese
  • ASIN: B0742KZ64N
 https://www.amazon.com/dp/B0742KZ64N

No comments: